Rotary é um clube de serviço presente em todo o mundo. É ao mesmo tempo uma organização internacional voltada para a compreensão e concórdia universal. Um movimento de estímulo a uma ação profissional e comunitária ética e responsável.

Rotary Club de Gramado receberá Troféu Mérito Gramado

A vereadora Manu (PRB) apresentou projeto que visa homenagear o clube de serviço Rotary Club de Gramado pelos 60 anos de relevantes trabalhos prestados a Gramado. A homenagem, aprovada por unanimidade, ontem (15), será entregue no dia 22 durante sessão ordinária.

Histórico

É uma organização de líderes de negócios e profissionais, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.

Entidade prestadora de serviços em favor da comunidade onde o clube está inserido, sem fins lucrativos e reconhecida de utilidade pública em todos os níveis.

Os rotarianos são sócios de seus respectivos Rotary Clubs, os quais, por sua vez, são membros do Rotary International.

Em 1958, Raul Tartarotti, Nelson Dal-Ri, Almeris Peccin, Hugo Daros e outros iniciaram os contatos para a fundação de um Rotary em Gramado, alcançando sucesso em fevereiro de 1959 com a fundação do Rotary Club de Gramado/Canela, com reuniões alternadas entre as duas cidades.

Com sessenta anos de atividades do Rotary Club de Gramado, as realizações estão presentes em toda a cidade. Inúmeros projetos que embora, aparentemente pequenos, não foram menos importantes que os citados a seguir:

- Doação e instalação de uma TV P&B para o Instituto Santíssima Trindade que exigiu a instalação de uma antena receptora a uma distância de mil metros;

- Reforma e urbanização dos cemitérios católico e municipal. Obras coordenadas pelas esposas dos rotarianos;

- Construção de três capelas mortuárias nos bairros Floresta, Planalto e Várzea Grande;

- Aquisição de um micro ônibus para o Instituto Santíssima Trindade, resultado de um subsídio equivalente com clubes do Uruguay e Argentina e da Fundação Rotária Internacional;

- Importação de um caminhão de Bombeiros equipado com escada Magirus de 30 metros;

- Construção do quartel do Corpo de Bombeiros de Gramado com um custo de mais de 1 milhão de dólares, inaugurado em 2004;

- Construção de um reservatório de água com capacidade de 40 mil litros e um silo para forragens para alimentação animal no Instituto Santíssima Trindade, também com subsídio equivalente da Fundação Rotária Internacional;

- Mobiliário para a permanência da Delegacia Regional de Polícia Civil em Gramado;

- Melhor Companheiro nas Escolas, incentivando o companheirismo e identificando as novas lideranças desenvolvido por vários anos;

- Comemoração da Semana da Árvore com o plantio de mudas nativas em duas escolas do interior pelos alunos das terceiras séries do ensino fundamental;

- Passeio Ciclístico do Rotary: evento anual motivando a comunidade para a atividade saudável do ciclismo em nossa comunidade;

- Chá da Solidariedade, evento anual em benefício da Liga Feminina de Combate ao Câncer que envolve a comunidade como um todo;

- Banco de Auxílio Ortopédico, criado para beneficiar pessoas que eventualmente necessitem de equipamentos ortopédicos e administrado pela Cáritas.

- Projeto de aproveitamento de água da chuva nas escolas, já implantado em vários estabelecimentos em parceria com a municipalidade.

Data de publicação: 16/04/2019