Na pauta três assuntos, o primeiro trata-se de projeto a ser apresentado na Câmara nos próximos dias pelo Executivo, o segundo o Parque dos Pinheiros e o terceiro o desligamento de Rosaura da pasta de Meio Ambiente.

Projeto busca resgatar taxa
paga ao IBAMA

A secretária de Meio Ambiente, Rosaura Heirch e a secretária adjunta, Cristiane Bandeira da Silva estiveram conversando com os vereadores Luia Barbacovi, Manu, Professor Daniel e Volnei da Saúde, na tarde de ontem(08).

Sobre o projeto que deve ser protocolado nos próximos dias pelo Executivo, na Câmara, Rosaura buscou explicar que não trata-se de uma nova taxa, e sim da criação de lei para que o município possa buscar junto ao estado valores que já são pagos pela comunidade gramadense, quando requer liberação do IBAMA para questões poluidoras. Ela explicou que há anos o IBAMA recolhe essa taxa e que do valor arrecadado 40% fica com o IBAMA, 30% com o Estado e 30% com o município, porém esse último repasse não estava acontecendo, pois o município não possuía lei especifica. Rosaura informou que a Prefeitura foi cientificada dessa condição pela FAMURGS que está apresentado modelo de projetos para todas as Prefeituras do Estado. Desta forma, com a votação da proposta estima-se, baseado no que foi arrecadado em 2017, que Gramado receba cerca de R$ 70 mil/ano. Esse valor ficará atrelado ao Fundo de Meio Ambiente.

Rosaura também informou que entregou ao Prefeito a Licença de Operação do Parque dos Pinheiros que poderá ser aberto a comunidade como área de lazer.

Por fim, informou que esta deixando a Secretaria, pois foi chamada pela secretária estadual, Ana Pellini para voltar a FEPAM. “Quando vim assumi um compromisso com a Ana Pellini de voltar quando ela precisasse, me chamou e agora preciso retornar, cumprir a promessa feita a ela. Quero agradecer o apoio e o respeito de todos os Vereadores e destaco que a Câmara Municipal de Gramado é um exemplo, pois aqui conquistamos um alinhamento e trabalhamos em conjunto, independente da política. Peço que esse relacionamento continue com a Cristiane que assume a pasta em meu lugar e é uma excelente profissional”, disse Rosaura.

Os Vereadores também manifestaram agradecimentos a Rosaura. “Queremos agradecer pelo teu profissionalismo, trabalho e respeito para com essa Casa e com seus Vereadores. Trabalhamos muito em conjunto, pois sua forma de pensar e agir possibilitava uma ligação direta entre os dois poderes. Lhe desejamos sucesso nessa nova etapa, contamos com seu apoio nos casos em que Gramado estiver envolvida junto a FEPAN e ressaltamos que o diálogo que norteou o trabalho Câmara – Secretaria do Meio Ambiente será mantido com a Cristiane que já mostrou manter a mesma linha de trabalho que a da atual Secretária”, falaram os Vereadores.

Data de publicação: 09/11/2018