Na tarde de ontem (20), os Vereadores receberam alguns músicos, proprietários de restaurantes da Rua Coberta e representante da Abrasel, na Câmara Municipal, para tratar da proibição e das multas aplicadas há alguns estabelecimentos.

Reunião esclarece ações relativas ao som na Rua Coberta

Na tarde de ontem (20), os Vereadores receberam alguns músicos, proprietários de restaurantes da Rua Coberta e representante da Abrasel, na Câmara Municipal, para tratar da proibição e das multas aplicadas há alguns estabelecimentos por estarem com música ao vivo que confrontava com o disposto no Código de Posturas do Município.

Os músicos e os empresários explicaram que a música ao vivo é uma tradição da Rua Coberta e que é o ganha pão de inúmeros artistas gramadenses. Também falaram que a Prefeitura, para aplicar multas e solicitar o cancelamento das apresentações está se baseando no novo Código de Posturas.

Desta forma os Vereadores se colocaram a disposição para juntos com o Executivo, músicos e empresários buscar uma solução para a questão.

Ainda na tarde de ontem, um pouco mais tarde, na Prefeitura, empresários, músicos, Abrasel e os vereadores Manu Caliari e Luia Barbacovi (representando a Câmara Municipal), conversaram com o chefe de Gabinete do Executivo, Renato Bertoja, o secretário de Cultura, Alan John Linho, o secretário adjunto de Cultura, Milton Ramisch, o secretário adjunto da Fazenda, Daniel Preto e o procurador do município, João Barcellos.

Na oportunidade eles destacaram que em um primeiro momento a interpretação do novo Código de Posturas foi de que os músicos poderiam apresentar-se somente na parte interna dos estabelecimentos, mas logo em seguida verificou-se que a permissão é para o lote, então eles ficam liberados para apresentarem-se nos decks também. Foi explicado que as multas que foram aplicadas serão canceladas.

“Não queremos prejudicar ninguém e não somos contra qualquer classe que queira trabalhar, ou seja, não estamos proibindo os artistas, apenas buscando uma adequação atendendo às inúmeras reivindicações da comunidade em relação às festas que ocorrem durante o Festival de Cinema. Assim, a música será permitida de forma ordenada e legal, respeitando o lote de cada estabelecimento”, disse o secretário Adjunto da Fazenda, Daniel Preto. “Pedimos aos proprietários e músicos que tenham o bom senso quanto ao volume empregado nos estabelecimentos para que o ambiente seja o que Gramado merece, lembrando que todos os excessos são passíveis de multa, conforme nossa legislação determina”, completou.

Os empresários devem procurar a Prefeitura para preenchimento de um termo e também tem o prazo de vinte dias para apresentação de um laudo acústico. O Executivo informou que sobre a questão específica das festas está criando legislação própria e que estará mandando um anteprojeto ao legislativo para análise.

“Como Vereadores que representam a comunidade saímos satisfeitos, pois com diálogo tudo se resolve. Estaremos, nos próximos dias, protocolando na Casa um alteração ao Código de Posturas para adequar os níveis de decibéis permitidos deixando eles mais próximos da realidade de Gramado. O intuito é de que os músicos locais possam continuar cantando e encantando e que os moradores e a comunidade em geral não sinta-se invadida”, explicou Manu Caliari, que falou em nome dos Vereadores.

Data de publicação: 21/08/2018