Governador participou da apresentação do Fórum Gramado de Estudos Turísticos, que acontece em abril

Sartori: “o setor turístico  é um ambiente promissor”

Governador participou da apresentação do Fórum

Gramado de Estudos Turísticos, que acontece em abril

O Galpão Crioulo do Palácio Piratini foi palco na terça-feira, 27 de março, da apresentação da primeira edição do Fórum Gramado de Estudos Turísticos. Devidamente anunciado pelo Governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, o evento contou com a presença de sua comissão organizadora, autoridades, convidados e, obviamente, jornalistas em meio a um desjejum a cargo do Bela Vista Café Colonial. Pois, como ressaltou o Governador: “sem a imprensa ninguém vai saber o que se está fazendo”.

O governador José Ivo Sartori destacou a importância do turismo para a cultura e a economia da Serra e do estado e elogiou a iniciativa. “Esse fórum representa uma oportunidade única para aproximar, debater, construir e ampliar as perspectivas sobre a indústria turística. E mais: oferecendo conhecimento acadêmico e prático aos participantes. Eu sempre digo que precisamos integrar esforços para desenvolver nossos patrimônios turísticos de maneira eficiente e sustentável. Vivemos um momento de passagem no Rio Grande. Mas, apesar das dificuldades, o setor turístico é um ambiente promissor que deve ser sempre apoiado e estimulado”, destacou.

O Fórum Gramado de Estudos Turísticos acontece entre os dias 12 e 14 de abril de 2018 e se propõe a debater e trabalhar o turismo como ciência sustentável dos diversos destinos. Para o Secretário de Turismo – e palestrante - Victor Hugo, o evento“surge como primeiro, mas certamente já está à frente do seu tempo”. Buscando deixar um legado de vanguarda aos destinos que apostam no turismo como atividade econômica sustentável, o Fórum vai oferecer conhecimento, com bases acadêmicas e práticas, aos que se voltam à prática do turismo. Desta forma vai oferecer palestras e debates de turismólogos, economistas, empresários, filósofos, estudiosos e grandes pensadores que, cada um sob sua ótica, abordarão o turismo como tema central.

O Fórum Gramado de Estudos Turísticos é uma realização do SindTur Serra Gaúcha e conta com o apoio da Prefeitura de Gramado e da Câmara de Vereadores de Gramado.  O presidente da entidade, Fernando Boscardin, destacou que o evento é um debate sobre destinos turísticos que tem como função definir rumos, oferecendo a possibilidade de discutir marcos regulatórios.

O vereador Luia Barbacovi, ressaltou os esforços dos envolvidos na realização do evento e apresentou os palestrantes confirmados. Estre eles, destaque para as presenças de Nuno Sousa Pinto, vice-presidente de operações do Rock In Rio USA; do publicitário Luiz Grottera, especializado em elaborar o branding de destinos turísticos; de Márcio Fávilla, diretor da Organização Mundial do Turismo; do peruano Palmiro Ocampo, integrante do Grupo de Chefs "Geração com Causa" e Augusto Nardes, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

Vale lembrar que o Fórum Gramado é direcionado aos players do turismo nacional, aos dirigentes de destinos turísticos, aos legisladores, ou seja, aos que possuem ferramentas para a implantação de diretrizes em suas comunidades. Estudantes de turismo também são foco do evento, que se propõe a debater temas acadêmicos e suas repercussões práticas. Não por acaso, para garantir a excelência acadêmica do evento, o Fórum conta com o suporte acadêmico da Universidade de Caxias do Sul (UCS), por meio do Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hospitalidade, ratificando a importância da UCS na investigação científica em turismo no Brasil.

Cabe destacar ainda na programação, o Colóquio “Turismo: Cenários, Ciência e Desenvolvimento Turístico” confere premiação em dinheiro aos três melhores trabalhos apresentados. Trata-se de um indicador significativo do entendimento do Fórum, colocando em foco o turismo como ciência a serviço do desenvolvimento sustentável do país.

O Fórum Gramado de Estudos Turísticos contará com organização de Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos, responsável pelo Festival de Turismo de Gramado, que acontece com sucesso há quase três décadas, além de contar com a coordenação de importantes lideranças empresariais e políticas de Gramado.

Mais informações, programação completa e inscrições:  www.forumgramado.com.br.

Data de publicação: 28/03/2018