Manu propõe Moção de Aplausos ao Sindilojas Hortênsias

Foi aprovado, na sessão de ontem (26), por unanimidade, a moção de aplausos proposta pela vereadora Manu Caliari (PRB) ao Sindilojas Hortênsias, pela passagem dos seus 60 anos de atividades. A presente homenagem será entregue na Sessão Ordinária do dia 17 de Setembro de 2018.

Histórico

No dia 11 de setembro de 2018 o Sindilojas Hortênsias completará seus 60 anos de existência. É mais de meio século de trabalho, determinação e muita firmeza em ações e decisões. A região das hortênsias, renomada desde sempre pela sua força comercial é referência para todo o Estado, não só pelo seu cunho turístico, mas também pela garra de seu povo, incansável quando o assunto é colaborar no desenvolvimento da serra gaúcha.

Em 16 de janeiro de 1958 foi fundada a Associação Profissional do Comércio Varejista de Gramado visando à união da classe. Sua primeira administração foi formada pelo presidente Adail de Castilhos, o secretário Walter Bertoluci e o tesoureiro Arno Michaelsen. Em 26 de abril de 1958 os diretores da Associação Profissional do Comércio iniciaram o processo de investidura sindical.

No dia 11 de setembro de 1958 na cidade de Gramado, após diversas mobilizações de empresários locais para organizar a categoria, foi fundado oficialmente o Sindicato do Comércio Varejista de Gramado (Sindilojas Gramado). Seu objetivo era de defender os interesses econômicos da classe de seus representados formada por empresas de bens do comércio varejista, cujo número era estimado em 30 associados.

Em 26 de novembro de 1958 o Sindilojas Gramado filiou-se à CNC (Confederação Nacional do Comércio) e à FECOMÉRCIO-RS (Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado do Rio Grande do Sul).

No ano de 1992, com a necessidade de representação local dos municípios representados pela FECOMÉRCIO-RS, o Sindilojas Gramado iniciou o processo de extensão de base territorial, representando os municípios de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Cambará do Sul, Jaquirana, São Francisco de Paula e Bom Jesus, tornando-se Sindicato dos Lojistas da Região das Hortênsias (Sindilojas Região das Hortênsias).

No ano de 2006 o Sindilojas Região das Hortênsias entrou com novo processo para extensão de base, repassando o município de Bom Jesus para o Sindilojas Vacaria e representando o município de Picada Café.

O Sindilojas Região das Hortênsias hoje representa as empresas do comércio varejista nos municípios de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Picada Café, São Francisco de Paula, Cambará do Sul e Jaquirana.

Data de publicação: 27/03/2018