Em sessão solene realizada na noite de terça-feira, a Câmara Municipal de Gramado fez a entrega do Troféu Cidade Jardim das Hortênsias à Paróquia São Pedro de Gramado, pela passagem dos seus 100 anos, comemorados nesse dia 07 de março.

Paróquia São Pedro recebe Troféu Cidade Jardim das Hortênsias

 

Em sessão solene realizada na noite de terça-feira, a Câmara Municipal de Gramado fez a entrega do Troféu Cidade Jardim das Hortênsias à Paróquia São Pedro de Gramado, pela passagem dos seus 100 anos, comemorados no dia 07 de março, e por oferecer a Gramado uma sólida estrutura de valores religiosos e éticos. A proposta foi de autoria do vereador Luia Barbacovi e aprovada pelos demais vereadores no dia 23 de janeiro.

O Troféu “Cidade Jardim das Hortênsias”, instituído pela Lei nº 3.372/2015, tem por objetivo central o reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município de Gramado por entidades e/ou associações filantrópicas, ambientais, culturais, educacionais, desportivas, sociais ou outras de cunho comunitário, pelo período de 100 anos.

“Agradecemos, rezamos e convidamos a todos para continuar a nossa caminhada de fé, alegria esforçando-nos a conseguir viver o nosso comprometimento com a caminhada paroquial em vista do reinado de Deus. A Paróquia esta entre as de mais prestigio e admiração, da nossa região, sendo conhecida e admirada por muitos grupos e comunidades de todas as partes do nosso país, isso muito nos alegra. Que Deus continue abençoando as pessoas, as famílias que no passado e no presente lideraram ou lideram essa abençoada jornada paroquial. A Paróquia tem a grande missão de Congregar, aproximar a grande diversidade de dons inseridos na universalidade da igreja. Uma Paróquia é convidada a ser uma comunidade unida, fraterna vivendo com qualidade a sua missão. Neste espirito de gratidão e alegria pela caminhada desses 100 anos de história estamos todos muito felizes e agradecidos e convidados a renovar o ânimo e a coragem de fazer com que o legado que fomos deixando para as próximas gerações seja muito digno, que o trabalho e o testemunho de cada um de nós seja importante na edificação feliz e fiel do futuro que queremos construir para todos nós. Por fim, renovar o agradecimento por esta honra tão grande de recebermos da Câmara de nosso município esse Troféu”, destacou o padre Celestino Fritzen, pároco da Igreja São Pedro.

“Estamos fazendo essa homenagem que é para a Paróquia São Pedro, mas acima de tudo é para a comunidade de Gramado que tem nela o seu alicerce, a sua base. Ressalto o pronunciamento dos colegas Vereadores e enquanto falavam fiquei pensando nas histórias que vivi junto a essa comunidade. Estava lembrando momentos importantes como a construção, onde meu pai teve o seu primeiro emprego, aqui também fui crismado, primeira comunhão, batismo, meus pais casaram e certamente são alguns dos momentos que muitos gramadenses têm dessa Casa. Ressalto ainda a importância das inúmeras famílias que auxiliaram a construir a Paróquia, o que demonstra que a Igreja para uma comunidade é fundamental, a fé é fundamental. Assim sendo o início da Paróquia São Pedro foi o início da comunidade de Gramado. Nós gramadenses temos a certeza que estamos fazendo essa homenagem em agradecimento por todos que fizeram, fazem e continuaram fazendo da Paróquia não só um lugar de oração, mas como foi dito de integração social da comunidade de Gramado”, completou Luia, autor da proposta.

Histórico da Paróquia São Pedro:

  • Em 07 de setembro de 1913 aconteceu uma reunião na casa do Major Nicoletti Filho para ser combinada a construção da primeira capela católica na vila de Gramado.
  • A capela foi construída em madeira, doada por Pedro Franzen, da Linha Caracol, hoje município e paróquia de Canela
  • A Paróquia São Pedro, com seu nome inicial de Freguesia da Paróquia São Pedro de Gramado e que abrangia a área geográfica das hoje paróquias de Canela, São Pedro de Gramado e Várzea Grande, foi instituída no dia sete de março de 1917, quando da assinatura do decreto de criação da referida paróquia pelo então arcebispo de Porto Alegre, Dom João Becker. Nesta data a paróquia realizou a sua primeira festa em honra ao seu padroeiro.
  • O primeiro Pároco foi o Padre Carmine Fasulo que permaneceu até julho de l920, quando retornou à Itália, de onde era natural. A este sucederam 14 párocos e muitos sacerdotes que trabalharam nesta paróquia.
  • Mais tarde, em 1935 foi lançada a pedra fundamental da atual igreja matriz que foi inaugurada em junho de 1942.
  • A Nova Igreja São Pedro não poderia ser de outro material senão pedra. “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja.” Mt 16, 18.
  • A nova igreja foi construída sob o comando de Aquilino Libardi com aproximadamente 72 mil pedras basalto. Havia abundância de pedras na região. Os blocos de basalto eram retirados das pedreiras vizinhas e carregados em carretas com duas juntas de bois, morro acima. Um trabalho que levou anos e muita determinação, amor e ação comunitária principalmente.
  • Muitos gramadenses colaboraram na construção desta igreja. Dentre eles, Avelino Andreis, que participou da construção do alicerce da igreja, familiares Manea e Pizetta.
  • O pároco da época e grande incentivador da construção foi o Pe. Guilherme José Maschio. Foram sete anos até a sua inauguração o que ocorreu em 30 de junho de 1942.

Vale mencionar outras características relacionadas a Igreja, sendo assim:

*A Capela São Pedro, construída em 1913; serviu como igreja matriz até a inauguração da nova igreja.

*A atual igreja matriz foi construída com pedra basalto e parede dupla. Aproximadamente 72 mil pedras;

*Suas medidas são 23,30 x 16,30 x 15,30 (comprimento x largura x altura);

*A altura da torre é de 44,30m;

*Foi consagrada com o título de São Pedro Apóstolo em 30/06/1995, por D. Boaventura Koppenburg, então bispo de nossa diocese;

*Possui um sino de mil quilos, em bronze, aço e estanho da empresa Bellini - Canoas/RS;

*Em 2009, o sino foi sistematizado eletronicamente;

 Uma paróquia é bem mais do que a sua geografia e mesmo a sua igreja principal, a matriz. Uma compreensão de paróquia é a sua geografia, os seus limites. Repetindo, inicialmente os seus limites eram as hoje paróquias de Canela, Gramado – São Pedro e Gramado- Nossa Senhora de Lourdes. Em 1937 o município de Canela se elevou a Paróquia. Em 2010 a Várzea Grande com suas comunidades se tornou paróquia.

Hoje a paróquia São Pedro de Gramado tem 18 comunidades e muitos grupos, movimentos, pastorais, serviços que no passado e no presente vivem o seu comprometimento para com o Reino de Deus.

Data de publicação: 09/03/2017

Compartilhe!