Vereadora Manu visita secretário da Saúde

Na manhã de hoje (20), a vereadora Manu Caliari (PRB) esteve visitando o secretário de Saúde, João Teixeira e o secretário adjunto, Alexandre Kerber, para falar de assuntos relacionados a área, colocar-se a disposição, bem como solicitar a implantação da Lei Municipal 3.486/2016, que dispõe sobre a publicação no site oficial da Prefeitura Municipal de Gramado da relação de medicamentos existentes, faltantes, bem como do local onde encontrá-los e a previsão de recebimento dos mesmos na Rede Municipal de Saúde.

Em um primeiro momento a vereadora Manu solicitou informações sobre como está a Secretaria, oportunidade em que o secretário João explicou que os postos estão com falta de medicamentos, os exames estão atrasados, bem como houve uma redução de médicos no final de 2016. “Quando assumimos a Secretaria verificamos que não havia muita medicação e que não existia uma licitação em andamento para a aquisição dos remédios, de pronto junto com o Alexandre, que também é farmacêutico, solicitamos a setor de licitações a elaboração de um edital, o que já está sendo providenciado. Os medicamentos devem estar sendo entregues ao município até o início de março, no mais tardar”, explicou João.

Um dos pleitos da Vereadora do PRB é a recontratação de profissional médico homeopata para atendimento nos postos de saúde do Município. “Entendo fundamental a atuação deste profissional, pois a medicina homeopática vem crescendo e trazendo inúmeros benefícios aos adeptos”, destacou Manu. João Teixeira esclareceu o assunto. “No final de 2016, por motivos de custos, houve uma solicitação da Secretaria à ACM – empresa que presta serviços de Médico, Dentista, Enfermeiros entre outros ao Executivo, que fossem dispensados 43 profissionais. A empresa o fez e então essa demanda passou a existir. Ao assumir a Saúde, de pronto, nos reunimos com a ACM e já recontratamos 24 profissionais, sendo que a maioria já está atuando e alguns devem ingressar nos próximos dias, por questões de documentação legal. Sobre a questão do homeopata, entendo importante sua observação e com certeza será analisada com atenção, pois temos no interior um local de plantio de chás que está agora desativado e que pensamos em reativar”, disse o Secretário.

No que refere-se à questão das farmácias e dos remédios, o secretário Adjunto, Alexandre explicou que a farmácia do Posto da Várzea Grande estava fechada, sendo reativada nos primeiros dias desta gestão em um turno de quatro horas, mas que agora já está em turno de seis horas (7h30 às 13h30) e que em breve, provavelmente até terça-feira, estará atuando normalmente, por doze horas (8h às 20h). Sobre a Lei 3.486/2016, Alexandre que era o farmacêutico responsável explicou que se iniciou a elaboração de um site da Saúde, que posteriormente não foi concluído e que neste haveria um campo para divulgação da lista dos medicamentos, conforme a Lei. “Lembro que com a aprovação da Lei foi falado da implantação desta listagem neste site que estava sendo elaborado, porém o mesmo não foi finalizado, por isso ainda não temos a listagem publicada de forma on-line. O que fizemos, de forma paliativa é publicar a lista dos remédios faltantes no mural da farmácia municipal, para que toda comunidade possa ter acesso. Hoje temos cadastrados 165 itens e destes estamos com falta de aproximadamente 20, o que será sanado com a licitação que já está sendo elaborada, conforme o secretário já informou”, enfatizou.

João Teixeira se comprometeu em fixar essa listagem em todos os postos e de na medida do possível atender o disposto na Lei Municipal. “Estamos inicialmente buscando atender as demandas mais urgentes, mas com certeza a solicitação é oportuna e necessária, para dar transparência, bem como para auxiliar a comunidade”, ressaltou.

A vereadora Manu agradeceu a atenção do secretário João, do adjunto Alexandre e colocou-se a disposição junto a Câmara Municipal.

Data de publicação: 23/01/2017