A vereadora Manu Caliari (PRB) apresentou sete pedidos de providências que serão remetidos ao Executivo essa semana, solicitando melhorias e ações em diversas áreas do município de Gramado.

Manu apresenta sete pedidos a Prefeitura

No primeiro a vereadora Manu reitera solicitação feita pela vereadora Rosi Ecker Schmitt, em 2016, onde solicita que sejam realizados reparos como retirada de entulhos, reforma de calçadas, troca da tela do campo, bem como a reforma dos brinquedos quebrados na Praça da Miss, localizada no bairro Várzea Grande. “Faço o pedido, pois o mesmo é recorrente, bem como pelo fato de que a praça pública precisa estar em boas condições de uso, para melhorar atender às pessoas que a utilizam, sendo esta, muitas vezes, o único local de lazer e divertimento da comunidade local”, disse.

No segundo pedido Manu requer o plantio de flores, no bairro Avenida Central. “Uma das características de Gramado são sua flores que embelezam as vias, e entendo que tal pedido integraria mais ainda os bairros, no caso a Avenida Central, ao Centro da cidade”, destacou.

A vereadora Manu também requer intensificação nas campanhas e ações de combate aos mosquitos borrachudo e aedes aegypti, em todo o Município. “O pedido justifica-se uma vez que devido ao calor excessivo, é notório o aumento do número de mosquitos em todo o Município. Por outro lado, sabe-se de alguns casos de pacientes diagnosticados com chikungunya na cidade. Entendo que é importante continuar com as campanhas de combate, principalmente ao aedes aegypti, para que a população se conscientize sobre a gravidade das doenças transmitidas por ele. Sou ciente que já existem programas e ações vigentes, desta forma solicito que os mesmos sejam intensificados para dar a nossa população e aos turistas a saúde a que tem direito”, enfatizou.

Outro pedido da Vereadora, feita em tribuna na primeira sessão do ano e agora feito oficialmente através de pedido de providências é quanto à recontratação de médico homeopata para atendimento nos postos de saúde do Município. “Tal pedido é feito uma vez que o atendimento deste profissional já existia na rede pública do Município. Diversos pacientes recebiam este atendimento e sentiam melhoras em sua saúde. O atendimento desta especialidade foi extinto sem justificativa à população. Cabe destacar ainda que a homeopatia atua em diversas situações clínicas do adoecimento, como doenças crônicas não transmissíveis, doenças respiratórias e alérgicas e transtornos psicossomáticos reduzindo a demanda por intervenções hospitalares emergenciais. Os medicamentos homeopáticos funcionam de forma a fazer com que o próprio organismo reaja aos sintomas, atuando no fortalecimento das defesas naturais que o corpo humano possui para enfrentar aquilo que o prejudica”, frisou.

Também foi solicitado pela vereadora Manu a revitalização e pintura de placas de nomenclaturas de ruas localizadas em todo o Município. “O pedido deve-se ao fato de que a maioria das placas da cidade encontram-se desgastadas pelas chuvas e outras intempéries climáticas. Placas com visual limpo e claro facilitam a identificação à distância e contribuem, também, para a mobilidade urbana e auxiliam tanto moradores como turistas no deslocamento dentro do Município”, disse.

A vereadora Manu pede ainda a colocação de placas com a nomenclatura da Estrada João Carlos Camerini, bairro Vale dos Pinheiros. “Essa solicitação deve-se ao fato de que a lei que dá nome à Estrada é datada de 01 de dezembro de 2015 e até hoje não existem placas indicativas com a nomenclatura da mesma. Por outro lado, a falta destas dificulta o trânsito local e, por consequência, a mobilidade urbana”, destacou.

No último pedido Manu requer providências acerca da questão indígena no Município. “O pedido justifica-se uma vez que a população indígena que utilizava as ruas de Gramado para comercializar seus produtos recebeu da administração anterior, um local apropriado para o mesmo, localizado no bairro Planalto. O que está acontecendo, no entanto, é que diversos indígenas estão utilizando casas abandonadas, largos culturais e diversos outros pontos para montar acampamento e vender suas mercadorias, confrontando os acordos firmados anteriormente”, enfatizou.

Data de publicação: 11/01/2017