Na tarde de hoje (09), os vereadores Everton Michaelsen, Luia Barbacovi, Manu Caliari, Professor Daniel, Rafael Ronsoni e Renan Sartori participaram da coletiva de imprensa promovida pela autarquia municipal de turismo GramadoTur, na sede da empresa.

Vereadores participam de balanço apresentado pela GramadoTur

 

Na tarde de hoje (09), os vereadores Everton Michaelsen, Luia Barbacovi, Manu Caliari, Professor Daniel, Rafael Ronsoni e Renan Sartori participaram da coletiva de imprensa promovida pela autarquia municipal de turismo GramadoTur, na sede da empresa. Na oportunidade os Conselheiros, o Presidente, bem como Servidores do Órgão falaram sobre os 04 anos de gestão.

Em apenas quatro anos de existência, a autarquia municipal de turismo Gramadotur investiu R$ 106 milhões no turismo do município, além de ter comercializado 1,2 milhão de ingressos e ter captado R$ 39 milhões em patrocínios. Durante o encontro, o presidente do Conselho, Alexandre Gehlen relembrou o início da Gramadotur que, de acordo com a Lei. 3066, de 18 de dezembro de 2012, tinha a missão de “planejar e executar atividades vinculadas, direta ou indiretamente, ao turismo e à cultura”. Gehlen lembrou a bem sucedida trajetória da autarquia, que tem três representantes do setor público e seis representantes da sociedade civil organizada em seu conselho, um modelo inédito no país, onde o setor privado de Gramado tem protagonismo nas tomadas de decisão. Frisou, ainda, a transparência da Gramadotur, que é fiscalizada pelo Tribunal de Contas do Estado e pela Câmara de Vereadores, e que tem como uma das vantagens de seu modelo a não incidência de tributos.

Os conselheiros da Gramadotur lembraram, ainda, que somente em 2016 foram investidos R$ 26,6 milhões em cinco eventos, mas fizeram questão de destacar os avanços ocorridos em infraestrutura e na área social. Em quatro anos, a autarquia investiu R$ 4 milhões em obras de infraestrutura, especialmente no ExpoGramado, Lago Joaquina Rita e Bier e nos equipamentos para a Festa da Colônia. R$ 3 milhões foram destinados para o Programa de Artes, Orquestra Sinfônica de Gramado e Educavídeo, além de doações de equipamentos, materiais e munições para órgãos de segurança. Além disso, foram destinados mais de R$ 300 mil para o Convention Bureau e 92 mil quilos de alimentos para famílias carentes.

Estrutura enxuta

Alexandre Gehlen e os demais conselheiros também destacaram que a Gramadotur possui uma estrutura enxuta. Com apenas 19 funcionários, a folha de pagamento representa apenas 7%, do orçamento. com um total de 146 processos licitatórios em 2016. Gehlen lembrou, ainda, que desde 2013 – com a criação da Gramadotur, a Prefeitura não precisa aportar um centavo nos eventos do município (antes, o município colocava um mínimo de R$ 2 milhões por ano nos eventos) e que a arrecadação tributária vem aumentando ano a ano, boa parte em função do sucesso dos grandes eventos.

Natal Luz

Os conselheiros e a diretoria executiva da Gramadotur preferiram não divulgar números sobre a última edição do Natal Luz, mas garantiram que o resultado será o maior em quatro anos. “O Conselho determinou limites de gastos de modo a equilibrar o orçamento e permitir a manutenção da autarquia em 2017”, comentou Alexandre Gehlen. “O orçamento teve uma redução de 31% em 2016, pois sabemos que 2017 será um ano bastante difícil, especialmente na captação de patrocínios incentivados”, complementou Gehlen.

Embora sem falar em números financeiros, a diretoria da Gramadotur adiantou que o Natal Luz já apresenta a maior ocupação média dos espetáculos desde 2013, chegando a 78%. Ressaltou, ainda, que 2016 marcou a maior captação de patrocínios (marketing e incentivados) da história do evento, e a maior venda de ingressos para agências e grupos, com acréscimo de 14,5% em relação a 2015.

Planejamento

Alexandre Gehlen revelou que a Gramadotur funciona dentro de parâmetros privados em sua gestão, e que possui um plano estratégico de longo prazo. Para 2017, a autarquia possui um planejamento detalhado para a montagem dos cinco grandes eventos, e pretende revisar os modelos de captação de patrocínios, levando em consideração as novas premissas das leis de incentivo cultural, no caso a LIC (estadual) e a Rouanet (federal).

A Gramadotur pretende, ainda, remodelar o seu organograma e os seus modelos de gestão em 2017, melhorar os processos de licitação e compras, além de ampliar os investimentos nos eventos por conta dos bons resultados do Natal Luz.

Data de publicação: 09/01/2017

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