A vereadora Rosi Ecker Schmitt (Progressistas) apresentou quatro indicações requerendo estudo de viabilidade para melhorias, bem como a realização de uma benfeitoria e informações sobre cumprimento de lei federal.

Rosi solicita ações e melhorias à Prefeitura

A vereadora Rosi solicita estudo de viabilidade para implantação de uma academia ao ar livre na Serra Grande. “O pedido partiu dos moradores desta comunidade, que tem necessidade de um local para lazer e para prática de exercícios de forma gratuita, o que contribui grandemente com a saúde e a qualidade de vida destas pessoas. Importante ressaltar que o atendimento desta proposição traria um benefício enorme para a comunidade daquela localidade”, disse.

Rosi sugere estudo de viabilidade para a disponibilização de um servidor para cuidar do estacionamento do Posto de Saúde (Postão), localizado no Centro. “Considerando que há uma real necessidade, pois há relatos de munícipes que vão até este local para atendimentos e não conseguem estacionamento por estar sempre lotado, e que muitas vezes as pessoas não estão na Casa de Saúde, mas sim, estão nos comércios da Cidade pelo fato de que não há necessidade de pagamento. Importante ressaltar que muitas mães com crianças de colo, idosos, gestantes e pessoas com mobilidades reduzidas frequentam diariamente este Posto de Saúde e não conseguem estacionamento próximo ao local”, explicou.

A Legisladora requer também estudo de viabilidade para implantação de um redutor de velocidade na Rua Piauí, Bairro Dutra e outro na Rua Alecrim, Altos da Viação Férrea, Bairro Várzea Grande. “Muitos motoristas não respeitam o limite de velocidade das vias, o que pode acabar ocasionando prejuízos ou até mesmo acidentes”, destacou.

Ainda, no que tange segurança no trânsito, a vereadora Rosi solicita ao Poder Executivo Municipal, providências quanto a manutenção no controlador de velocidade na Rua Travessa dos Pinheiros, em frente ao n°89, no Bairro Jardim. “O pedido se justifica, pois o controlador de velocidade existente no local está danificado, sendo assim, muitos motoristas não estão respeitando o limite de velocidade indicado pela via, podendo causar algum prejuízo ou até mesmo gerar algum acidente”, frisou.

Por fim, Rosi solicita ao Poder Executivo Municipal, informações acerca de quais medidas a Secretária Municipal de Educação está tomando referente à inclusão de alunos com deficiência ou mobilidade reduzida nas Escolas do nosso município de Gramado. A Vereadora toma como base as Leis 10.048/2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098/2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Rosi quer saber se a Secretaria consegue-se assegurar às escolas, aos professores, aos monitores o que prevê essa norma, se dá o suporte pedagógico e físico necessário e se permite que essa educação inclusiva contribua para desenvolver o potencial dessas crianças e adolescentes, atendendo suas carências e ao mesmo tempo respeitando suas diferenças?

Assim sendo a vereadora Rosi, com o intuito de ajudar com essas situações, atendendo os anseios e expectativas em relação a esse público com números cada vez mais expressivos dentro das escolas, que merecem todo o cuidado, respeito e atendimento adequado, sugeriu:

- Formação e capacitação para professores, contribuindo para que possam rever sua prática pedagógica, verificando se realmente está atendendo as necessidades desses alunos;

- Formação e capacitação para monitores; teoria e prática voltadas para o entendimento e conhecimento desse público, contribuindo assim para o atendimento aos alunos de necessidades especiais;

- Materiais pedagógicos e tecnologia que contribuam para o processo ensino/aprendizagem;

- Aquisição de computadores com as devidas adaptações, conforme a necessidade de cada aluno;

- Superfícies que não sejam escorregadias, de preferência com tapetes de borracha;

- Na medida do possível, que as salas de aula sejam no térreo, de preferência no mesmo andar que tenha o refeitório, biblioteca, laboratório de informática, para que de fato os alunos possam estar inseridos nesses ambientes e com seus colegas de turma;

- Rampa de acesso; ainda, se possível com elevador;

- Portas largas, para a passagem de andador, cadeira de rodas;

- Barras de apoio para permitir a locomoção dentro do ambiente escolar;

- Banheiros adaptados atendendo as necessidades especiais, inclusive com trocadores de fraldas.

“É preciso oferecer condições adequadas para garantir ações que realmente favoreçam a evolução física, mental, intelectual e social desses alunos com necessidades especiais”, finalizou.

Data de publicação: 24/09/2019