Moção de Aplausos aos 65 anos de instalação da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Pompéia no município de Gramado.

Escola Pompéia recebe Moção de Aplausos

 

Na sessão ordinária de ontem (1º) foi entregue a Moção de Aplausos aos 65 anos de instalação da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Pompéia no município de Gramado. A proposta foi de autoria da vereadora Rosi Ecker Schmitt (Progressistas).

“Um dos diferenciais da nossa Escola é professores, funcionários e famílias procurando fazer o seu melhor pelo único motivo ao qual a escola existe: o aluno. Dia após dia, ao longo dos seus 65 anos de existência, na Escola Estadual Pompéia, tentamos juntos mediar o conhecimento, construir a aprendizagem e, além disso, valorizar a vida, desenvolver a consciência, a criticidade, o diálogo, as relações de ética e moral, os direitos e deveres, o respeito e a diversidade, preparando o aluno para ser um cidadão do bem, responsável e agente de sua histórica, capaz de enfrentar os desafios da vida, atuar na nossa sociedade e melhorá-la. A Escola Pompéia, é aquela escola, onde quem chega quer permanecer, pois ela é acima de tudo espaço de vivencia, amizade, camaradagem, troca, parceria, educação, estudo, trabalho, crescimento e felicidade. As pessoas que hoje estão na nossa escola e principalmente as que por lá já passaram, a quem agradecemos por ajudarem a construir esta história, dizem: uma vez Pompéia, sempre Pompéia! Em nome de toda a comunidade escolar Nossa Senhora da Pompéia localizada na Serra Grande, hoje atendendo aproximadamente 250 alunos do 1º ao 9º ano, juntamente com o pré (conveniado ao município), 23 profissionais graduados cada um em sua área de atuação, CPM, Conselho Escolar e demais Famílias, nosso sincero agradecimento pela moção de Aplausos recebida na noite de hoje. Um momento marcante, único, emocionante, importante, feliz e principalmente de reconhecimento e valorização da nossa trajetória Escolar”, disse a diretora Roselen Lenara Altreiter Schneider.

“Estou muito honrada e feliz em poder estar prestando essa homenagem a Escola Nossa Senhora da Pompéia, essa escola que acompanhou nossa história, que faz parte do desenvolvimento da nossa cidade e da Serra Grande. Sabemos o papel importante e fundamental que tem a escola na formação do cidadão não só do conhecimento, mas também do caráter. A Escola tem feito o seu papel muito bem, onde esta formando cidadãos do bem, vocês fazem o trabalho com empenho e dedicação, por isso são modelo e respeitados por toda Gramado”, disse a vereadora Rosi.

Histórico

A história da Escola Nossa Senhora da Pompéia início entre 1917 e 1920, inicialmente foi denominada de Escola Rural Nossa Senhora da Pompéia, a comunidade contava com aproximadamente cinquenta famílias e o Senhor Pedro Roldo, alugava aos pais uma casa de sua propriedade.

Em meados de 1940, construiu-se o Pavilhão Comunitário, onde funcionava a Igreja e também a Escola. Em 1952 sob a coordenação do Professor Pedro Gomes da Silveira, houve a mobilização da comunidade em prol da aquisição de uma área, para a construção da Escola.

No ano de 1954, o Governo do Estado, através do Decreto n°4933, datado em 22 abril de 1954, criou oficialmente a Escola Nossa Senhora da Pompéia. Em 1960 o Governo do Estado iniciou a construção do primeiro bloco, que teve inauguração em 1961, contado com aproximadamente 80(oitenta) alunos. Neste período, realizavam-se atividades agrícolas dirigidas a horticultura, o que faz da Escola, na época, uma grande difusora da tecnologia agrícola local.

Entre 1980 a 1985, o Governo Estadual, por intermédio da Prefeitura Municipal de Gramado, construiu mais dois blocos para salas de aula, cozinha, refeitório, banheiros e administração.

Hoje a Escola atende 213(duzentos e treze) alunos do 1° ao 9° anos, e 28 (vinte e oito) do Pré, pertencente ao Município.

A Escola tem como objetivo promover a valorização da vida, oportunizando condições para que os alunos desenvolvam suas múltiplas inteligências, favorecendo assim, sua atuação na sociedade de forma consciente, critica e comprometida, preparando-se para enfrentar desafios da vida.

Quadro funcional da Escola:

Diretora Roselen Lenara Altreiter Schneider, 19 professores e 4 servidores.

Data de publicação: 02/07/2019

Compartilhe!