As vereadores Manu (PRB) e Rosi Ecker Schmitt (Progressistas) estiveram visitando o local que abriga o Centro para verificar a situação real. A visita aconteceu na tarde de ontem (09).

Vereadoras Manu e Rosi visitam o Centro de Atendimento à Mulher

Diante das denúncias feitas nos últimos dias pela Primeira Dama do Município, Bianca Bertolucci da possibilidade do fechamento do CRAM - Centro de Referência de Atendimento à Mulher as vereadores Manu (PRB) e Rosi Ecker Schmitt (Progressistas) estiveram visitando o local que abriga o Centro para verificar a situação real. A visita aconteceu na tarde do dia 09.

Recebidas pela única servidora, Elisandra Andreia de Paula, buscaram informações e conversaram com a profissional no intuito de verificar quais ações são necessárias para o não fechamento do local.

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher presta serviços que primam pelo sigilo e respeito às escolhas das mulheres, prestando atendimento qualificado e não julgador. As mulheres podem ser encaminhadas por qualquer outro serviço do municip0io ou procurar diretamente o atendimento.

O CRAM atende aos três eixos: Combate a violência doméstica, educação não sexista e valorização da mulher. Como atendem em rede prestam diversos serviços para a mulher vítima de violência

Alguns dos dados coletados pelo CRAM são quanto a atendimentos feitos:

2015 – 41 casos novos

2016 – 30 casos novos

2017 – 73 casos novos

2018 – 157 casos novos

Podem buscar o atendimento do CRAM todas as mulheres que sofrem violência doméstica, antes mesmo de registrar seu boletim de ocorrência, pois o Centro presta toda a orientação jurídica, informando sobre os direitos da mulher e em especial sobre a lei Maria da Penha.

Ainda o CRAM abriga mulheres com risco de morte:

2018 – abrigadas 5 mulheres e 6 crianças

2019 – abrigadas 2 mulheres e 5 crianças

“Nós não vamos aceitar que Gramado venha a fazer parte das estatísticas de feminicidio por omissão do Poder Público. Juntas iremos buscar alternativas, lutar pelos direitos já conquistados e exigir o respeito do Executivo Municipal”, disseram as Vereadores.

Uma agenda com o prefeito, João Alfredo de Castilhos Bertolucci foi programada para a próxima semana para apresentar algumas questões e também saber o posicionamento do responsável pelo Executivo Municipal.

Endereço – Rua das Fontes, 174 – bairro Floresta - Horário de atendimento – 8h às 12h e das 13h às 17h - Telefones – 54-3286.0773 ou 54-98406.2944.

Data de publicação: 12/04/2019