A homenagem foi proposta pela vereadora Rosi Ecker Schmitt.

PROERD recebe reconhecimento pelos 15 anos de trabalho

Foi entregue na sessão ordinária de segunda-feira (29), a Moção de Aplausos ao PROERD pelos 15 anos de instalação no município de Gramado. A homenagem foi proposta pela vereadora Rosi Ecker Schmitt.

Quem recebeu a honraria em nome do Programa foi o Major André Lima da Silva. “Inicio saudando a vereadora Rosi pela homenagem, aproveitar pra deixar um abraço a todos os vereadores que acompanharam essa proposição,  estamos muito felizes. O PROERD iniciou no ano de 2003, está com 15 anos de atividade, mais de  2500 pessoas passaram por esse programa que busca atender a comunidade Gramadense, especialmente as crianças que aproveitam muito os ensinamentos dos policiais do PROERD. Um agradecimento e os parabéns a esses voluntários que fazem treinamentos específicos para poderem ficar mais capacitados a realizar um dom que já é deles, informar e ensinar nossas crianças, repassar coisas boas. Assim com certeza esses pequenos de hoje serão cidadãos do bem amanhã”, disse.

A vereadora Rosi falou em nome da Câmara Municipal. “Parabenizo a todos da Brigada Militar que fazem parte desse belo e importante programa que é o PROERD. Um programa que enche nossos olhos de alegria e faz manter viva a esperança de um futuro melhor, sem drogas. Ressalto o apoio que vocês  tem dos pais, das famílias, da comunidade que sempre ajudam nesse trabalho, parabenizo a todos por esse envolvimento nesse grande  projeto”, finalizou.

Histórico

Em 2003, o PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, foi instalado no município de Gramado, é uma versão brasileira do programa norte americano surgido em 1983, entre a Universidade da Pensilvânia e a Polícia de Los Angeles.

O programa consiste em uma ação conjunta entre policiais militares devidamente capacitados, professores, estudantes, pais e comunidade, no intuito de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudar os estudantes a reconhecerem as pressões e influências diárias para usarem drogas e praticarem a violência, assim como, a resistirem a elas.

O policial militar de forma voluntária recebe formação específica para o desenvolvimento do programa em escolas, com o objetivo de desenvolver nos estudantes capacidades sociais e habilidades que possibilitem a compreensão dos perigos e de como manterem-se afastados das substâncias psicoativas e da violência.

As crianças aprendem a reconhecer situações em que são pressionadas a utilizar substâncias como drogas, cigarro e álcool, e também, aprendem como dizer “não” e pedir ajuda.

Atualmente o PROERD é ministrado em mais de 60 países e em todos os estados do Brasil. No Rio Grande do Sul, há mais de 1 milhão e 200 mil alunos formados. No município de Gramado, desde o ano de 2003, já foram formados mais de 2500 alunos. Hoje estão à frente do projeto o comandante Lemartine Venzo, a soldado Talita Raaber e o sargento Jorge Scaglia.

Data de publicação: 31/10/2018