Moção aplaude 08 anos da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes

A vereadora Rosi Ecker Schmitt (Progressistas) apresentou a Moção de Aplausos a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, do bairro Várzea Grande, pela passagem dos 08 anos de instalação em Gramado. A proposta foi aprovada, na sessão de ontem(17), por unanimidade.

A entrega da Moção de Aplausos ocorrerá no dia 22 de outubro de 2018, em Sessão Ordinária.

Histórico

No dia 28 de dezembro de 1.943, o Padre Germano Rambo, da Igreja São Pedro, assina um livro para registrar as ofertas para a construção e conservação de uma Gruta de Nossa Senhora de Lourdes em Várzea Grande. Dia 11 de fevereiro de 1994 é lançada a pedra fundamental para a gruta, no terreno doado pela família de Ermina Casagrande. Dia 11 de fevereiro de 1945, foi a benção da Estatua de Nossa Senhora de Lourdes com missa festiva, logo após então foi feita a grutinha no local, ao lado da gruta grande que se encontra até hoje, feita por Mansueto Casagrande. A partir desta data fazia-se a festa anualmente nos dias 11 de fevereiro, com muito trabalho, por não ter um lugar próprio, era realizada também a missa campal, com altar improvisado, sempre buscavam tudo que era necessário na Igreja Nossa Senhora do Caravaggio do Moleque, após a missa então era feito os festejos, foram feitos em vários salões diferentes.

Em 1964, houve uma reunião a onde fundaram uma diretória, ficando constituída 1° presidente Waldemiro Rissi, 2° presidente Simão Rissi, 3° presidente Leopoldo Tissot, 1° secretário Mario Cruz, 2° secretário Irineu.

Em 1967, as senhoras da comunidade, mensalmente faziam um chá em beneficio a futura Igreja, trabalho feito com muito sacrifício, por não ter lugar adequado. Com o lucro do primeiro chá foi comprada as louças para a realização do chá, em 1.971 foram compradas as três principais portas da Igreja com o valor do chá, o valor para comprar as janelas da Igreja foram doadas por pessoas da comunidade.

A gruta foi construída por Querino Dalaroza. Em maio de 1983, houve a 1° missa do Padre Caetano Rizzi, em fevereiro de 1994, houve a missa festiva, celebrada pelo Padre Irio Rizzi, em comemoração aos cinquenta anos da Pedra fundamental de gruta. Dia 31 de maio de 1997 foi inaugurado o pavilhão da Igreja com a benção pelo Padre Francisco Butenberguer.

No dia 19 de novembro de 2009, foi feita uma reunião com o Conselho de Presbíteros,  o  Bispo da Diocesano e o Presidente da Mitra da Diocese de Novo Hamburgo, onde trataram de assuntos do ano seguinte onde na oportunidade falaram da criação de uma nova Paróquia, a qual deveria ser desmembrada da Paróquia São Pedro de Gramado e da Paróquia Sagrada Família de Três Coroas com seguintes descrição, que nova Paróquia seria a sede na Capela Nossa Senhora de Lourdes, Bairro Várzea Grande, no município de Gramado. As Capelas que seriam integradas nos limites territoriais da nova Paróquia, seriam as seguintes: Nossa Senhora da Pompéia, Serra Grande, São Luiz - Várzea Grande, São Gotardo - Carahá, São Miguel - Quilombo, São Valentim, Linha 28, Nossa Senhora do Caravaggio - Moleque, Santa Terezinha - Moreira, São Francisco de Assis - Morro do Arame, dentro do município de Gramado. Além dessas comunidades com suas capelas edificadas, integrariam a nova Paróquia as comunidades dos Altos da Viação, Três Pinheiros, Belvedere, e Vila do Sol. Também ficou acordado neste dia que a nova Paróquia Nossa Senhora de Lourdes iniciaria suas atividades no dia 01 de janeiro de 2010.

No dia 30 de janeiro de 2010 na Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, Dom Zeno Hastenteufel, Bispo da Diocese de Novo Hamburgo, procedeu a instalação da nova Paróquia e apresentou aos fiéis desta comunidade, o Reverendíssimo Pe. Igor Heidrich da Silveira, o mesmo permaneceu a frente das atividades da Paróquia até o dia 10 de março de 2016.

No dia 10 de março de 2016, iniciou suas atividades na Paróquia o Reverendíssimo Padre Sésio Júnior Bitello, que está à frente da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes até o momento.

Data de publicação: 18/09/2018