Rosi pede informações sobre funcionamento das ESF

A vereadora Rosi Ecker Schmitt (PP) no uso de suas atribuições como fiscalizadora solicita ao Poder Executivo informações sobre o funcionamento das Unidades de Estratégia de Saúde da Família – ESF, no município de Gramado. O pedido de informação apresentado pela Legisladora foi aprovado na sessão ordinária de segunda-feira, dia 29, e será remetido ao Executivo para aguardo de retorno.

Rosi questiona sobre os seguintes pontos:

• No ano de 2017, houve o mapeamento para o reconhecimento da área e das famílias em situação vulnerável?
  • Neste ano, quantas visitas domiciliárias foram realizadas até o momento?
  • Quantas equipes de saúde da família estão formadas e atuando no momento?
  • Os agentes comunitários de saúde que estão atuando nas ESF’s estão desenvolvendo suas atividades relativas às suas funções no município de Gramado? Em caso positivo, quais foram às ações realizadas até o momento?
  • O município está provendo as condições necessárias para as equipes de Saúde da Família realizarem suas atividades previstas pelo Ministério da Sáude De que forma?

“A atenção voltada à Saúde da Família, através das ESFs vêm com o intuito de contribuir para a reorientação do modelo assistencial a partir da atenção básica, em conformidade com os princípios do Sistema Único de Saúde, imprimindo uma nova dinâmica de atuação nas unidades básicas de saúde, com definição de responsabilidades entre os serviços de saúde e a população. Além de prestar, na unidade de saúde e no domicílio, assistência integral, contínua, com resolubilidade e boa qualidade às necessidades de saúde da população adstrita, intervir sobre os fatores de risco aos quais a população está exposta, eleger a família e o seu espaço social como núcleo básico de abordagem no atendimento à saúde. Contribuir para a democratização do conhecimento do processo saúde/doença, da organização dos serviços e da produção social da saúde. Bem como, estabelecer vínculos entre os profissionais de saúde e a população”, explicou Rosi.

Ainda a Vereadora salienta que entende necessário tais questionamentos por virem da comunidade. “Faço tais questões por ser indagada por moradores de Gramado, visto que os mesmos não vêm tendo suas necessidades supridas através dos serviços citados. Importa ressaltar que estes implicam diretamente na saúde pública do município”, ressaltou.

Data de publicação: 01/06/2017