Rosi solicita informações ao Hospital

Buscando saber mais sobre a iniciativa Hospital Amigo da Criança a vereadora Rosi Ecker Schmitt (PP) apresentou indicação ao Hospital Arcanjo São Miguel, de Gramado, requerendo algumas informações. A solicitação foi aprovada na sessão de segunda-feira, dia 29, de forma unânime.

Rosi busca saber se o Hospital Arcanjo São Miguel participa da iniciativa Hospital Amigo da Criança, e em caso positivo, como está o funcionamento da mesma, e como é feito o acompanhamento das ações e em caso negativo, se há interesse do Hospital a participar de tal iniciativa, e como está o planejamento para alcançar o título de Hospital Amigo da Criança.

“A Iniciativa Hospital Amigo da Criança é uma ação prioritária do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde e Unicef desde 1992, onde as instituições através dela são intituladas e se diferenciam das demais pelo incentivo ao aleitamento materno exclusivo durante os seis primeiros meses de vida e a oferta de alimentos complementares adequados, com a continuidade da amamentação por dois anos ou mais, bem como pela qualidade da assistência que oferece, promovendo o vínculo entre a mãe e o bebê, estimulando as relações familiares, tendo em vista a diminuição das probabilidades de abandono ou agressão doméstica. O aleitamento materno é a estratégia isolada de maior impacto na mortalidade na infância e, segundo evidências científicas, atribui-se ao aleitamento materno a capacidade de reduzir em 13% as mortes de crianças menores de cinco anos por causas preveníveis em todo o mundo, além de auxiliar na redução de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e obesidade, reduzindo o risco da mulher que amamenta de contrair câncer de mama e de ovário e de ter diabete tipo II. Importa ressaltar que, o Brasil é destaque mundial no apoio ao aleitamento materno exclusivo”, explicou a Vereadora.

Rosi destaca a importância desse projeto e da implantação em Gramado. “Se ele é implantado é importante sabermos como está e no caso de não ser ainda sugiro a adesão no mesmo, pois engrandeceria ainda mais o trabalho que vem sido feito junto ao HASM”, completou.

Data de publicação: 01/06/2017