Vereadores realizam três fiscalizações

Na manhã de hoje (07), os vereadores Celso Fioreze, Everton Michaelsen, Ilton Gomes, João Teixeira, Manu Caliari e Rosi Ecker Schmitt realizaram três fiscalizações. A primeira foi junto a Secretaria de Obras, a segunda na Academia do SUS e a terceira na Estrada do Meleiro.

Secretaria de Obras

Na Secretaria de Obras os vereadores foram recebidos pelo secretário João Carlos Adam que falou sobre a pasta e apresentou toda a estrutura do local. Destacou que o trabalho segue regularmente, mesmo com a questão da transição de uma administração para a outra, pois a comunidade de Gramado precisa continuar sendo atendida. Enfatizou que a frota da Secretaria está com apenas um veículo estragado no momento, um caminhão, que está com o motor fundido, mas que o objetivo deles é entregar para a próxima gestão todos os equipamentos e caminhões em pleno funcionamento. Enfatizou que para o dia 11 está agendado um leilão de máquinas onde da Secretaria de Obras serão leiloados três veículos que já não são mais utilizados, um caminhão, um Fiat e uma Kombi. Sobre a manutenção das ruas da cidade destacou que estão sendo mantidas regularmente. Adam também falou sobre o Almoxarifado que é padrão, o que pode ser posteriormente analisado pelos Vereadores, bem como que toda a frota está com os pneus 100% e que há reserva para o caso de necessidades. Ao total hoje, contando a subprefeitura da Várzea Grande, estão na folha da Secretaria de Obras aproximadamente 140 funcionários. Comunidade faz visitas regulares para ver funcionamento da Secretaria (média de 3/ visitas ao mês). Os pneus para descarte ou recapagem, que antes iam para o lixão, hoje são cuidados por uma empresa especializada, a mesma que recapa dá a destinação final. O material de asfalto também é descartado corretamente. Há câmeras de monitoramento para controle do local, como também para entrada e saída de material do estoque. Ao finalizar o Secretário ainda destacou que está deixando para a próxima gestão um projeto pronto de reforma do refeitório.

Academia do SUS

Na academia do SUS os Vereadores foram recebidos pelos secretários de Esporte, Birinha Moura, de Saúde, Jeferson Moschen, pelo secretário adjunto de Saúde, Eduardo Barros, pela responsável pelo projeto Academia do SUS Milena Santos, e pela professora de Educação Física Rose Fontoura, profissional capacitada que atua diretamente no projeto. Lá verificaram que o espaço, apesar de não muito grande, disponibiliza diversos equipamentos de ginástica para a prática esportiva, o que dá plenas condições para as práticas. Também constataram que a academia que atende aproximadamente 113 pessoas, está aberta de segunda a quinta-feira, em horário comercial, e que além da professora formada em educação física possui em seu quadro dois estagiários da área e uma técnica de enfermagem a disposição. Para utilizar o local o Gramadense precisa ir até a Secretaria de Saúde, na Vigilância em Saúde e apresentar os seguintes documentos: cartão SUS Gramado, documento de identidade, atestado médico que o habilite a prática esportiva e estar participando de algum dos grupos da Secretaria ou ser indicado por algum médico do Posto por algum motivo especial. O aluno pode frequentar o espaço duas vezes por semana e pode ter no máximo três faltas.

Estrada do Meleiro

Na Estrada do Meleiro os Vereadores foram verificar denúncia recebida de que muitos moradores colocam entulhos no local. Para tanto solicitaram acompanhamento da Secretaria de Meio Ambiente que enviou dois de seus servidores responsáveis, Dirceu Berti e Vilson Dewes Jr. No local, hoje, não havia muito entulho, apenas lixo verde, pois conforme relato dos servidores do Executivo o lixo que havia foi recolhido na semana passada, mas os mesmos aproveitaram para destacar que realmente a prática de colocar lixo na via é comum, infelizmente, e que a mesma vem se alastrando para outras vias como a Estrada que dá na Barragem e uma rua em Loteamento do Lago Negro. Júnior comentou com os Vereadores que em uma oportunidade, para tentar coibir o depósito de lixo e também identificar os que praticavam tal ilegalidade, a Prefeitura colocou duas câmeras de monitoramento próximas dos locais onde há mais colocação dos mesmos em uma sexta-feira, ao retornar na segunda-feira, no entanto havia só uma das câmeras a outra tinha sido roubada. Todos, em consenso, entendem que é necessário haver um Programa de Educação junto à comunidade através de campanhas nos meios de comunicação para tentar evitar esse tipo de prática, pois a mesma é crime.

Data de publicação: 07/11/2016