O Projeto de Lei do Legislativo (PLL) 017/2023, que torna obrigatória a disponibilização ou a ministração de palestras ocupacionais de psicólogos, psiquiatras e educadores, do quadro de funcionários e alunos do município, foi protocolado na Câmara.

O Projeto de Lei do Legislativo (PLL) 017/2023, que torna obrigatória a disponibilização ou a ministração de palestras ocupacionais de psicólogos, psiquiatras e educadores, do quadro de funcionários e alunos do município, foi protocolado na Câmara de Gramado pelo vereador Joel da Silva Reis (Progressistas).
A medida proposta visa promover, sem oferecer custo para os cofres públicos, a saúde mental e emocional dos trabalhadores de escolas e alunos, uma vez que muitas vezes esses profissionais enfrentam situações estressantes em sua rotina de trabalho ou estudo. Além disso, a iniciativa tem como propósito contribuir para a melhoria do ambiente de trabalho e estudo, criando um clima mais saudável e acolhedor.
De acordo com o PLL, as palestras serão ministradas por psicólogos, psiquiatras e educadores que fazem parte do quadro de funcionários do município, garantindo, assim, a qualidade e a competência dos profissionais envolvidos. A periodicidade das palestras será bimestral, mas poderá ser alterada de acordo com as necessidades dos participantes.
A proposta também prevê a possibilidade de contratar palestrantes motivacionais fora do quadro de funcionários municipal, de forma não obrigatória, para complementar o programa de palestras. Outro ponto do projeto a ser abordado é a utilização correta das redes sociais, ensinando como devem ser utilizadas de maneira responsável e segura.
“Este projeto servirá para ampliar o conhecimento dos estudantes e servidores sobre esses temas, as palestras também podem despertar reflexões e debates, contribuindo para a formação de uma consciência crítica e consciente em relação ao mundo e à sociedade” enfatiza o vereador.
A iniciativa deve ser implementada, de acordo com o PLL, em todas as escolas municipais e infantis de Gramado. “Dessa forma, espera-se promover a cultura da saúde mental e emocional no ambiente escolar, contribuindo para o bem-estar de toda a comunidade escolar”, conclui Joel.
O PLL 017/2023 ainda precisa passar pela análise das Comissões Permanentes do Legislativo. Caso esteja apto, será colocado em votação em sessão ordinária.

Data de publicação: 20/04/2023

Créditos das Fotos: Letícia de Lima