Contrariando as estatísticas de eleições oficiais, onde a participação feminina ainda alcança índices pequenos de representatividade, as eleições do Parlamento Jovem de Gramado já quebra este paradigma. Isso porque o número de meninas interessadas em participar do programa apresentou números expressivos no pleito deste ano: 55% das candidatas e também das eleitas foram meninas.
As eleições contaram, ao todo, com 91 candidatos ao posto de vereador jovem, destes, 50 foram candidatas meninas e dos 18 eleitos, 11 serão vereadoras jovens. Para a diretora da Escola do Legislativo, Juliana Sehn, esta é uma sinalização de que o projeto tem cumprido seu papel. “Programas como este, talvez, sirvam para mostrar às meninas que elas são capazes de chegar aos espaços de poder e sentir que suas vozes também podem ser ouvidas”, analisa Juliana.

Mulheres na política
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apesar de representarem mais de 51,8% da população e mais de 52% do eleitorado brasileiro, as mulheres ainda são minoria na política. Os números das Eleições Municipais de 2020, levantados pela área de estatísticas do TSE, mostram a baixa representatividade feminina na política do país.
Somente em Câmaras Municipais, as mulheres representam apenas 16% das eleitas contra 84% de vereadores homens. “Precisamos de mais mulheres na boa política e esperamos que o programa vereador jovem plante esta semente e desejo nas estudantes do nosso município, que são o futuro da nossa comunidade. Homens e mulheres trabalhando juntos significa mais pluralidade na construção de uma cidade melhor”, conclui o presidente da Câmara de Gramado, Celso Fioreze (PSDB).

Data de publicação: 14/04/2023

Créditos das Fotos: Paulo Vargas