Nesta segunda-feira, dia 3, na 6ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Gramado, ocorrerá o lançamento da cartilha “O Autismo na Prática”, desenvolvida pelo TEAcolhe (Programa de atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo). O ato ocorrerá durante a Tribuna do Povo com a coordenadora da Apae Gramado, Juliane Zalamena.
A cartilha tem por finalidade falar de uma forma fácil e didática sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), facilitando para a comunidade em geral entender e identificar, se a pessoa apresenta sinais de autismo, identificando os níveis em que a condição pode ser apresentada, bem como agir diante de uma pessoa com autismo. A cartilha também fala sobre a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), que tem por objetivo garantir a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no acesso aos serviços públicos e privados, principalmente na área da saúde.
“Pensamos na confecção da cartilha, tendo em vista levar informação para toda a comunidade, ela tem uma linguagem acessível, prática e fala o que é o autismo no dia a dia, como identificar quem são os profissionais que podem fazer esse trabalho, onde o autista pode receber todo atendimento necessário, como se dirigir a uma pessoa que tem o diagnóstico, é muito prática e de uso cotidiano para todas as pessoas”, explica Juliane.
A sessão ocorrerá hoje no plenário Júlio Floriano Petersen, a partir das 18 horas, e a comunidade pode participar presencialmente ou acompanhar on-line pelo Facebook e canal do Youtube.

Data de publicação: 03/04/2023

Créditos das Fotos: Paulo Vargas