Foi realizada no início da noite desta sexta-feira, dia 31, a segunda sessão solene do ano com entrega do título de Cidadão Gramadense a Jaime Schaumlöffel na Câmara de Vereadores de Gramado. A homenagem é uma indicação da bancada Progressista.

Foi realizada no início da noite desta sexta-feira, dia 31, a segunda sessão solene do ano com entrega do título de Cidadão Gramadense a Jaime Schaumlöffel na Câmara de Vereadores de Gramado. A homenagem é uma indicação da bancada Progressista, partido que Jaime atualmente atua como vice-presidente.
Sua trajetória política iniciou cedo, na Arena Jovem, da qual participou desde os 15 anos de idade. Na vida pública iniciou como secretário no governo do interventor federal Horst Volk, em 1970. Em 1972 foi eleito vice-prefeito de Gramado com apenas 24 anos de idade. Jaime Schaumlöffel é natural de Dois Irmãos. "Meu profundo agradecimento aos vereadores desta Casa, que permitiram receber esta honraria. É o maior título que recebi com o coração", declarou o homenageado.
Histórico do homenageado
Durante sua trajetória, Jaime Schaumlöffel contribuiu significativamente com a comunidade de Gramado, presidiu a 5ª Feira Nacional de Artesanato (Fearte) que, na oportunidade, trouxe para Gramado o presidente da República da época, Ernesto Geisel.
Foi presidente da Festa das Hortênsias e membro da Comissão Organizadora dos primeiros quatro Festivais de Cinema Brasileiro. Participou da diretoria da Sociedade Recreio Gramadense, foi membro da Diretoria do Centro Esportivo Gramadense e, atualmente, permanece como membro do Conselho Deliberativo.
Também esteve como presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento dos Municípios da Região das Hortênsias e Campos de Cima da Serra. Presidente por dois mandatos do Corede Hortênsias, membro da Diretoria do Conselho Pró-Segurança; do Conselho do Fundo de Reequipamento dos Bombeiros (Funrebom), e do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude), presidente por duas vezes.
Enquanto presidente do Corede teve muitos recursos obtidos para Gramado: obteve auxílio para a implantação da UTI e de equipamentos na ordem de R$ 1,2 mi, além de equipamentos para sala de cirurgia para o Hospital Arcanjo São Miguel. Jaime é um entusiasta também na área da segurança pública, conseguiu diversas verbas que foram destinadas para melhorias do quartel da Brigada Militar e também dos Bombeiros de Gramado.
Em continuidade, na vida política, foi secretário de Governo, secretário de Segurança e Trânsito, secretário de Desenvolvimento e de forma interina secretário de Agricultura e de Turismo.
Participou efetivamente da implantação no Município do Fala Cidadão, da Agência Municipal de Empregos, do Estacionamento Rotativo, da Implantação das Câmaras de Vigilância, da Construção da sede própria dos Bombeiros, da Construção do 2º andar da Brigada Militar, da reforma da Delegacia de Polícia Civil e do reequipamento de mobiliário da Delegacia Regional de Polícia.
Assumiu como vereador em 2007 e nesta primeira passagem pelo Legislativo foi escolhido para ser líder de Governo do prefeito Pedro Bertolucci, até o ano de 2008. Já nos anos de 2009 e 2010, foi eleito, por unanimidade, como presidente da Câmara de Vereadores de Gramado e, neste mandato, com os demais vereadores daquela legislatura, possibilitou sede própria ao Poder Legislativo, reformulando a estrutura física do prédio cedido à Câmara, da forma que ela permanece atualmente. Em 2014 e 2015, foi mais uma vez, eleito presidente da Casa.

Data de publicação: 03/04/2023

Créditos das Fotos: Letícia de Lima