Encontro na Câmara de Vereadores trouxe pró-reitor ao Legislativo para apresentação institucional da rede federal

Uma importante reunião que apresentou um panorama institucional dos benefícios da implantação de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) em Gramado ocorreu na Câmara de Vereadores na noite desta quarta-feira, dia 22. Além dos vereadores, representantes de entidades, de deputados e do Executivo Municipal estiveram presentes no encontro.
A iniciativa de tentar viabilizar a implantação do Instituto no município vem sendo mobilizada pela Câmara de Vereadores, que procurou o apoio do Executivo Municipal e demais parceiros para realização desta ação educacional na região. "Sabemos do grande problema de falta de mão de obra qualificada que os setores econômicos estão enfrentando e de termos uma prestação de serviço de qualidade. Nosso dever enquanto poder público é articular, conjuntamente entre a esfera pública e a sociedade civil, meios de profissionalizar nossos jovens, que são o futuro dos negócios da cidade e da Região das Hortênsias", declarou o presidente do Legislativo, Celso Fioreze (PSDB).
Na oportunidade, o pró-reitor de Desenvolvimento do Instituto Federal, professor doutor Amilton Figueiredo, abordou todo o trabalho realizado pela rede federal, que está presente em 679 unidades no País. "A Missão do IFRS é ofertar educação profissional, científica e tecnológica, inclusiva, pública, gratuita e de qualidade, promovendo a formação integral de cidadãos para enfrentar e superar desigualdades sociais, econômicas, culturais e ambientais, garantindo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e em consonância com potencialidades e vocações territoriais", destacou o pró-reitor.
Nos próximos dias, uma reunião entre vereadores e Executivo Municipal deve ser agendada para dar andamento na mobilização.

Data de publicação: 23/03/2023

Créditos das Fotos: Letícia de Lima