Elisandra Terezinha da Silva Chaves, conhecida como Elis, ocupou a Tribuna do Povo na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Gramado desta segunda-feira, dia 20, para falar do evento Líderes Sustentáveis, o qual é organizadora. A ideia do evento surgiu em 2018, pela coordenadora de projetos da Associação Materna de Apoio e Empreendedorismo (Amae) com o intuito de ajudar entidades do terceiro setor a conseguir se organizar administrativamente, ter voluntários ativos, buscar recursos e desenvolver projetos sociais atuantes no município de Gramado.
Até então o projeto ficou parado e em 2022, após a pandemia, quando viu a necessidade de dar visibilidade às entidades para gerar oportunidades e proporcionar mais condições para desenvolver seus projetos, a iniciativa foi ganhando forma, não pensando somente na parte social, mas nas questões ambientais do município.
“A gente precisa dar visibilidade para as entidades, conscientizar lideranças em todos os setores, desde a iniciativa privada, gestores públicos e estudantes que serão os líderes de amanhã, para que saibam o quanto é importante o trabalho que essas entidades desenvolvem”, disse Elis.
Neste ano acontece a primeira edição do evento, que contará com a participação de lideranças de vários setores, palestras, painéis de debate e conferências sobre sustentabilidade. Terá também o lançamento do livro “Negócios que podem Transformar o Mundo”.
Na oportunidade também ocorrerá a assinatura de um “Tratado de Gramado”, que alinha a iniciativa das lideranças, para passar a partir do evento a desenvolver práticas sustentáveis e colocar à disposição da comunidade gramadense para seguir aos poucos caminhando de forma integrada rumo ao desenvolvimento sustentável.
“Falar de sustentabilidade é algo mais do que importante é algo urgente e necessário, e mais do que falar e sim praticar no dia a dia em nossas ações. Sustentabilidade é sustentar o futuro para as próximas gerações” complementa Elis.

O evento inicia nesta terça-feira, dia 21, e ocorre também amanhã, 22, na Sociedade Recreio Gramadense, das 9 às 17 horas.

Data de publicação: 21/03/2023

Créditos das Fotos: Letícia de Lima