A sessão solene da noite desta quarta-feira, dia 15, da Câmara de Vereadores de Gramado, contou com quatro homenageados: o Coral Nossa Senhora da Pompeia; a Patram; a Casa Hotéis (Casa da Montanha); e o Jornal Integração.

A sessão solene da noite desta quarta-feira, dia 15, da Câmara de Vereadores de Gramado, contou com quatro homenageados: o Coral Nossa Senhora da Pompeia, pelos seus 60 anos; a Patram, pelos seus 20 anos de serviços prestados à comunidade; a Casa Hotéis (Casa da Montanha), pelos 25 anos de atividades; e o Jornal Integração pela passagem dos seus 20 anos.
As proposições ao Integração e ao Coral são de autoria da vereadora Rosi Ecker Schmitt (Progressistas), à Patram foi proposta pelo vereador Cícero Altreiter (MDB), e Casa Hotéis de autoria do vereador Renan Sartori (MDB). Todas as homenagens foram aprovadas por unanimidade.

PELOTÃO DE POLICIAMENTO AMBIENTAL DE CANELA (Patram)
Em 27 de dezembro de 2002 foi criado pela Brigada Militar o 2º Pelotão de Policiamento Ambiental de Canela, e para suas instalações iniciais, foram cedidas duas salas do então quartel dos Bombeiros Civis de Canela, ocupando assim uma pequena parte das instalações no pavimento superior.
No ano de 2003 o 2º Pelotão Ambiental de Canela foi movimentado para ocupar um prédio municipal no interior do Parque Estadual do Caracol. No ano de 2006, a Patram passou a ocupar sua sede na Avenida José Luiz Correa Pinto, Nº1030.
O Pelotão Ambiental de Canela é comandado pelo 1º tenente Marco Antônio Ritter. Tem sob sua responsabilidade territorial 14 municípios da Região das Hortênsias, Campos de Cima da Serra e Pé da Serra e apoia outros órgãos como Ministério Público, Sema, Fepam, e Secretarias Municipais de Meio Ambiente.
O pelotão Ambiental de Canela, é uma das frações do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar com sede em Passo Fundo, e sua missão é a preservação do meio ambiente através de ações de polícia militar ambiental ostensiva e preventiva.

JORNAL INTEGRAÇÃO
Fundado pela família de Cláudio Scherer, o Jornal Integração iniciou sua circulação no município de Gramado no dia 6 de março de 2003. A primeira sede na cidade foi na Rua Augusto Zatti, 362, e atualmente está instalado na Avenida Borges de Medeiros, 2889, salas 305 e 306.
O objetivo do meio de comunicação desde o lançamento é integrar pela notícia Gramado e Canela. Por isso, a cobertura política sempre compreendeu as duas Câmaras de Vereadores. O Jornal Integração chega aos 20 anos com um belíssimo histórico de participação social nestas cidades, com vigor físico e moral para seguir unindo a população para as boas lutas, conjuntas ou separadas, mas que contemplem os gramadenses e canelenses com sucessiva melhora na qualidade de vida.

CASA HOTÉIS
O Casa da Montanha foi idealizado por Jayme Prawer, fundador da primeira fábrica de chocolate caseiro do Brasil, a Chocolates Prawer. A ideia do hotel surgiu quando Jayme visitou Bariloche, lá ele ficou deslumbrado com o destino de inverno mais famoso da Argentina, onde ele se inspirou para fazer o chocolate caseiro e onde ele se encantou com o luxuoso e tradicional hotel Llao Llao. O ícone de Bariloche serviu como inspiração para o Hotel Casa da Montanha.
Antes de concluir o Hotel Casa da Montanha, Jayme vendeu parte para a família Peccin, do genro Luciano, casado com sua filha mais velha, Marlene. Em agosto de 1997 nascia um hotel com a cara de Gramado, que rapidamente se tornou referência.
Hoje, o Casa da Montanha faz parte da coleção Casa Hotéis. Empresa com 200 colaboradores gerida pelos filhos Felipe e Rafael, com quatro empreendimentos na Serra Gaúcha reconhecidos pelos seus projetos de vanguarda.

CORAL NOSSA SENHORA DA POMPEIA
O coral Nossa Senhora da Pompeia foi fundado em data incerta, no primeiro quartel do século XX, sendo provavelmente, o coral mais antigo de Gramado ainda em atividade. O Coral Nossa Senhora da Pompeia pertence à Capela de mesmo nome, localizada na Serra Grande, Gramado.
Atua nas celebrações religiosas da Capela e atende convites para cantar em missas e cultos de vários locais da região. O Coral já fez participações em munícipios como Novo Hamburgo, Cotiporã, Taquara, Três Coroas, Igrejinha, Santa Maria do Herval, Canela, Nova Petrópolis, dentre outros.
Além da dedicação ao canto sacro, o grupo preserva as raízes musicais dos imigrantes italianos, dedicando-se à cantoria do cancioneiro, enraizada na cultura das famílias. Atualmente é composto por cerca de 20 membros da comunidade da Serra Grande e arredores.
Estima-se que o coral tenha mais de 100 anos desde sua criação, porém os primeiros registros são do ano de 1963, ano que a Sra. Nelsi Glesla foi convidada para reger o Coral, atuando na mesma função por 10 anos. Atualmente, o coral é regido por Alexandre Meneguzzo.

Data de publicação: 16/03/2023

Créditos das Fotos: Letícia de Lima