A Galeria Municipal de Arte Maria Helena Dechsler de Oliveira recebe a exposição “Memórias Ressignificadas”, na Câmara de Vereadores de Gramado. As obras da artista plástica Tamara Hausmann ficarão expostas no saguão interno até o próximo dia 28. A mostra foca na fotografia experimental, onde utiliza o processo de apropriação, manipulação digital e experimentações com fotografias pessoais.
Nas obras de Tamara é possível encontrar vários elementos que foram utilizados em sua execução como café, terra, água, cinzas, além de muitas fotografias antigas. Para compor as obras a artista utilizou fotografias da sua infância e adolescência, manipulando digitalmente. “Fiz uma ressignificação já no computador, reproduzi em vários tipos de papel, e a partir dessas reproduções fiz várias experimentações utilizando elementos do cotidiano, terra, fogo, água e ar, café, produtos de limpeza… Foi uma experimentação para definir um limite de sobrevivência que a gente pode ter com a fotografia, que é utilizada como registro de memória, documentação, e quando ninguém mais se interessa pelas fotos elas acabam se perdendo. Eu quis propor até que limite essas memórias ficam preservadas com a ação do tempo”, explica Tamara.
As obras da artista estão em exposição na Câmara de Vereadores de Gramado até o dia 28 de março, e a visitação é aberta ao público das 8 horas ao meio-dia e das 13h30 às 17h30, ou seja, durante funcionamento da Casa. Toda comunidade está convidada a prestigiar.

Data de publicação: 02/03/2023

Créditos das Fotos: Paulo Vargas