Após a conclusão das placas fotovoltaicas para captar energia solar no prédio da Câmara de Vereadores de Gramado, o Legislativo iniciou nesta segunda-feira, dia 27, a implementação do sistema de cisternas, para reaproveitamento da água da chuva. A contratação ocorreu por meio de licitação para o fornecimento de materiais e instalação. A empresa responsável é a Locatelli & Hansen Serviços de Engenharia, de Gramado, e tem o prazo de 40 dias para entregar a cisterna em funcionamento.
A melhoria, que teve o processo iniciado ainda na gestão do vereador Renan Sartori (MDB), adapta a sede do Legislativo a iniciativas sustentáveis e gera, também, economicidade dos recursos públicos. De acordo com o projeto, serão instaladas cinco cisternas modulares com capacidade de 1.050 litros cada uma.
"Um sistema de captação e armazenamento de água das chuvas gera a utilização consciente do uso de recursos naturais, além de economia financeira por reduzir os custos necessários para utilização da água pelo poder público. A Casa Legislativa vem primando pela realização de ações voltadas à sustentabilidade, e este será um trabalho com continuidade pela atual administração da Casa. Estamos realizando, paralelamente, diversas melhorias estruturais no prédio da Câmara", explica o presidente do Legislativo, Celso Fioreze (PSDB).

Data de publicação: 28/02/2023

Créditos das Fotos: Letícia de Lima