Construção de maquete leva alunos a vivenciar e conhecer a realidade da cidade de Gramado

Uma iniciativa do professor Luís Carlos Borges, da Escola Municipal Gentil Bonato, levou alunos a conhecer os três poderes da cidade de Gramado. Os estudantes do 6º ano fizeram uma maquete do município de Gramado, enquanto estratégia de ensino adotada pelo professor de história, para um projeto de estudos que aborda os temas cidadania e direitos humanos. Através desta estão aprendendo e debatendo sobre a organização da cidade e sobre o Plano Diretor, discussão em pauta não só no Poder Legislativo, mas nos quatro cantos da cidade.
A maquete foi feita a partir da perspectiva dos próprios estudantes, como eles veem a cidade, e após a construção vieram até o centro da cidade para ter a perspectiva real do município e conhecer os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
“É um projeto de percepção da sociedade e da realidade dos alunos, onde a maioria deles é morador de uma periferia velada, que não é exposta, assim, os alunos estão se sentindo pertencentes à cidade, se inserindo,” afirmou Borges em visita com os estudantes na Câmara de Vereadores.
Na visita à Casa do Povo, os alunos tiveram uma palestra de como funciona a Casa Legislativa, quais as funções de um vereador, e qual a importância que a instituição tem na administração da sociedade.

Data de publicação: 27/10/2022

Créditos das Fotos: Paulo Vargas