Moções de Aplausos foram entregues em cerimônia na noite desta terça-feira, dia 25

A Câmara de Vereadores de Gramado entregou na noite desta terça-feira, dia 25, três Moções de Aplausos em sessão solene. Foram homenageadas as empresas Gramado Palace Hotel, pelos seus 40 anos de atividades e a Cristais de Gramado, pelos seus 20 anos. Ambas proposições dos vereadores Celso Fioreze (PSDB) e Rosi Ecker Schmitt.
A relações públicas Aline Viezzer recebeu Moção de Aplausos por meio de uma indicação do vereador Renan Sartori (MDB) pelos seus 25 anos de atuação no colunismo social da região. A cerimônia ocorreu no plenário Júlio Floriano Petersen e foi transmitida ao vivo pelo Facebook e canal do Youtube da Casa Legislativa.

HOTEL GRAMADO PALACE
Da união entre Aquilinio e Maria Libardi, nasceu entre os filhos uma menina, Iracema Libardi, que viria a se casar com Luíz Roldo Filho (in memórian), também gramadense. Na década de 1960, juntos, deram início a jornada do que seria o Hotel Gramado Palace. Luíz Roldo Filho, antigo proprietário do hotel, construiu no Centro da cidade de Gramado um pequeno comércio intitulado Bar Central.
Com muito trabalho e esforço juntos construíram uma ampla casa para abrigar uma grande família. Infelizmente Luíz e Iracema não tiveram o número de filhos esperado e a solução foi acomodar alguns eventuais viajantes em sua casa, devido à quantidade de quartos disponíveis. Nos anos 70 resolve entrar definitivamente no ramo hoteleiro fundando em sua própria casa seu primeiro hotel: Hotel Luiz.
Com o passar do tempo a tímida demanda pela região foi se intensificando, e a necessidade de maiores instalações físicas e administrativas também. Instigado pelo espírito empreendedor, Luíz assume o compromisso de construir um novo hotel, maior e mais complexo do que o anterior nos anos 80. Em um amplo terreno com mata nativa instalaram o que é hoje o amplo complexo Hotel Gramado Palace.
Atualmente empresa é administrada pelos filhos Augusto Roldo e Márcia Roldo, genro Neluir Vetorazzi e netos do casal, Virgínia Vetorazzi e Marcelo Vetorazzi. A empresa completa em 2022 seus 40 anos de atuação e contribuição para a expansão do setor na região.

CRISTAIS DE GRAMADO
Fundada em 2002, a Cristais de Gramado tornou-se, em duas décadas de atuação, uma das principais atrações turísticas da Serra Gaúcha e é referência nacional na produção do cristal artístico. Foi a partir do sonho de uma família gaúcha, que em uma viagem havia se apaixonado pela técnica milenar do cristal artístico, que a Cristais de Gramado tomou forma.
Valorizando o trabalho artesanal dos mestres vidreiros e contribuindo para manter viva esta arte milenar, o casal Telmo de Gomes Freitas e Irane Land, em conjunto com o filho Gustavo Fuchs e a nora Jerry Molinete, seguem investindo no incremento constante deste empreendimento familiar.
A Cristais de Gramado tem investido nas suas instalações e atrações. As mudanças iniciaram ainda em 2020, mesmo com as adversidades da pandemia, e serão concluídas até o final de 2022. Depois de transformar parte da sua estrutura física de 2 mil m², priorizando a jornada de conhecimentos propostas ao visitante, a empresa segue lançando experiências inusitadas e revelando ao mundo as curiosidades e segredos em torno da história do cristal artístico.
Os investimentos recentes incluem um ateliê remodelado, com fornos de até 1.480 graus, onde são produzidas as peças em exposição e os turistas têm a possibilidade de fazer a sua própria peça. Uma nova atração, apresentada neste mês de junho, é a Praça Veneziana - um espaço temático em homenagem à Veneza, berço do cristal artístico e inspiração para a criação da Cristais de Gramado.

COLUNISTA ALINE VIEZZER
Nascida no Hospital de Caridade de Canela, Aline cresceu rodeada pelos avós, primos e tios. Foi morar na capital aos 16 anos e, já formada pela Unisinos, em 1996, em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, voltou para sua terra Natal em 1997, quando Gramado a acolheu. Gilberto Michaelsen, que foi seu "dindo" ao apresentar pessoas e clientes que mantém até hoje, a lançou ao colunismo no Jornal de Gramado, papel que desempenha, ininterruptamente, há 25 anos.
Há 15 anos mantém uma newsletter virtual chamada Alinews com mais de 10 mil contatos ativos e atualizados, uma vez por mês. Aprofundou seu trabalho também na organização de eventos e, principalmente, cerimonial. Em 2020 concebeu seu mais novo projeto chamado "Café com Gramado", trata-se de um programa leve, sutil, no tempo de um cafezinho, onde entrevista pessoas empreendedoras da comunidade.

Data de publicação: 26/10/2022

Créditos das Fotos: Letícia de Lima