O Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) é considerado o projeto mais importante da década. É através dele que Gramado caminhará para o planejamento do seu território de forma a efetivar o desenvolvimento econômico sustentável.
Dentre os instrumentos para o ordenamento da cidade, o Plano Diretor realiza a interface entre o Plano de Mobilidade de Gramado e a promoção de melhorias na mobilidade urbana do município a longo prazo. A primeira diretriz do PDDI afirma que Gramado é a Vila das Montanhas, projetando que a expansão aconteça de forma equilibrada e em formato de cidade compacta. Isso significa que os serviços serão descentralizados e trazidos para os bairros.
Na prática, "isso torna os bairros mais vivos, mais ativos, menos individuais e mais sustentáveis. Assim, a população poderá resolver questões simples do dia a dia, como realizar compras, dentro da sua própria localidade, dispensando o uso de automóvel ou usando as ciclo vias", conforme explica o presidente da Câmara, Renan Sartori. O plano também apresenta, nos Projetos Urbanísticos Relevantes, os traçados das perimetrais e outras diretrizes viárias que deverão ser observadas e implementadas.
O secretário de Planejamento, Urbanismo e Publicidade, Rafael Bazzan, explica outro ponto fundamental para a Mobilidade Urbana abordada no projeto. "O plano traz incentivos para a construção de garagens de estacionamento rotativo, seja na forma de edificações específicas para esse uso ou para edificações com outros usos sobrepostos, sanando mais um problema de mobilidade que enfrentamos atualmente", explica.

Data de publicação: 14/10/2022

Créditos: Ascom/PMG