Jean e Gustavo Sartori representaram Gramado e o Brasil em Campeonato Internacional de Hapkido

Não foi fácil para os irmãos Jean Sartori, 26 anos, e Gustavo Sartori, 40, representar Gramado e todo o Brasil no Campeonato Internacional de Hapkido. A rotina de treinos dos atletas gramadenses foi intensa, não só fisicamente, mas mentalmente, desde alimentação até o preparo físico. Foram dias de dedicação para fazer jus a responsabilidade depositada nos dois atletas que já se preparavam há anos.
Com a convocação para representar o país na competição internacional, os irmãos se depararam com a dificuldade financeira. Só a inscrição para o campeonato seriam dois mil dólares, para cada um, sem contar estadia e alimentação durante o período. Foram galetos e rifas vendidos de porta em porta. As emendas impositivas dos vereadores da Câmara de Gramado também auxiliaram nessa conquista destinando valores para a Associação Gramadense de Taekwondo.
Na manhã desta sexta-feira, dia 7, ambos os atletas estiveram na sede do Poder Legislativo para agradecer o auxílio e mostrar as cinco medalhas de ouro que resultaram do Campeonato na Coreia do Sul. Segundo Gustavo, o apoio ao esporte no Brasil é muito complicado. “Se eu vendesse meu carro hoje, não conseguiria comprar a passagem para competir. Nossa grande batalha foi fora dos tatames. Agradecemos a Câmara de Vereadores e a comunidade que nos ajudou a levantar o valor para conseguirmos competir”, declara Gustavo. Esta competição foi a que teve a maior participação da delegação brasileira.
Além das cinco medalhas de ouro, a percepção que os atletas trouxeram na mala é em relação ao nível marcial do Brasil que, na avaliação dos gramadenses, está muito elevado. “O Campeonato Mundial de Hapkido, na Coréia do Sul, reuniu cerca de mil atletas do esporte, onde tivemos o melhor resultado de todos os tempos da seleção brasileira, representamos não só a cidade de Gramado, mas o Brasil”, comemora Gustavo.

Data de publicação: 07/10/2022

Créditos das Fotos: Paulo Vargas