A Câmara de Vereadores de Gramado promoveu na noite desta quinta-feira, dia 22, o fórum "Políticas públicas e os direitos das pessoas com deficiência". O evento ocorreu em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e integrou a 4ª Semana da Pessoa com Deficiência do município. O evento iniciou às 18h30 e seguiu por duas horas debatendo a questão da inclusão e alertando para as barreiras de acessibilidade e, principalmente, atitudinais.
A advogada Angela Von Mühlen iniciou as falas da noite e falou sobre os direitos previdenciários das Pessoas com Deficiência (PcD). Na sequência, em formato on-line, a coordenadora de Atendimento da Faders, fonoaudióloga Mirelle Melo Ferreira Duarte, falou sobre políticas públicas voltadas às PcDs.
O morador de Gramado, Jairo Conceição, que é deficiente visual, abordou sobre suas experiências de vida e atividades que desenvolve. Também destacou os pontos que o município precisa avançar em relação à acessibilidade, tanto para os cegos quanto para aqueles que têm outras dificuldades na locomoção. O fórum foi mediado pela arquiteta Bertha Zanatta, que também é presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Data de publicação: 23/09/2022

Créditos das Fotos: Letícia de Lima