Na manhã de terça-feira, dia 6, foi apresentado aos vereadores um projeto ecológico que trata do processamento do lixo. A ideia do projeto da empresa Lixo Limpo é montar uma cooperativa regional para separação dos resíduos, para que sejam reutilizados de forma consciente, onde todo o lixo produzido por Gramado e cidades da região será encaminhado para uma usina de reciclagem.
Segundo João Fernando Zanenga, representante da empresa, “o processamento ecológico vai isentar as prefeituras da responsabilidade do lixo produzido, pois todo o Resíduo Sólido Urbano (RSU) selecionado, reciclável e não reciclável, será separado, e todo resíduo orgânico pode ser ensacado e depositado durante dois a três anos para ser processado com tubulações a vácuo que servem para retirar o biogás”, explica.
Após esse período, são enviadas amostras para um laboratório especializado, onde depois de sua classificação são vendidas como adubo orgânico. De acordo com Zanenga, todo lixo recolhido é aproveitado com custo zero para o Executivo Municipal, pois existem investidores apenas para causas ecológicas. Ele solicitou o apoio dos vereadores e informou que o projeto já foi apresentado para a Prefeitura de Gramado.

Data de publicação: 08/09/2022

Créditos das Fotos: Paulo Vargas