Evento Política e Cidadania Ativa, promovido pela Escola do Legislativo de Gramado, ocorreu na manhã e na noite desta terça-feira

A participação cidadã foi colocada em prática nesta terça-feira, dia 30, na Câmara de Vereadores de Gramado. O fórum Política e Cidadania Ativa levou, em sua maioria, estudantes para o plenário Júlio Floriano Petersen. Os alunos assistiram atentamente as palestras promovidas pela Escola do Legislativo na parte da manhã e da noite.
O advogado e professor de Direito, Lucas do Nascimento, falou nos dois momentos. Destacou a história e importância da participação social para a humanidade e deu exemplos de cidadania ativa, como tirar o título de eleitor, fiscalizar órgãos e entidades, cobrar promessas de campanhas e candidatar-se ou exercer função pública. “A ideia foi deixar reflexões sobre direitos e deveres", afirmou o palestrante, que também é presidente do Instituto de Estudos em Governança e Gestão na Administração Pública (Ieggap).
Já os servidores da Justiça Eleitoral, Kelly Vanessa Stobbe, chefe de cartório da zona eleitoral de Igrejinha, e Edson Borowski, chefe de cartório da zona eleitoral de Caxias do Sul, falaram sobre a importância do voto e de combater a desinformação em relação ao sistema eleitoral. Também explicaram como funcionava a apuração dos votos em papel e como ocorre atualmente com a urna eletrônica. Na parte da manhã, Kelly trouxe para o plenário urnas para que os estudantes tivessem a experiência de simular uma votação.
Para a diretora da Escola do Legislativo, Juliana Sehn, é imprescindível envolver os jovens gramadenses nestas discussões. “É só a gente se apropriando desses espaços que vamos conseguir conduzir e ter a sociedade que almejamos. Viemos de uma cultura política de distanciamento, de não querer se envolver, mas, assim, deixamos espaço para outras pessoas decidirem pela gente as questões que regem o nosso dia a dia. Precisamos perceber a importância da participação e é na juventude que se começa a exercer a cidadania de forma ainda mais ativa”, conclui.
Além dos estudantes de Ensino Médio, vereadores jovens e titulares, participaram do fórum representantes do Ieggap, do fórum de Gramado e cartórios eleitorais de Gramado e de Igrejinha.

Data de publicação: 31/08/2022

Créditos das Fotos: Letícia Lima