Câmara de Vereadores aprovou o PLL 023/2022 por unanimidade no último dia 1º.

Direção e professoras da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Paulina Benetti, do bairro Floresta em Gramado, procuraram a Câmara de Vereadores nesta semana para apresentar o projeto “Eu Cuido Gramado”, tendo em vista a discussão na cidade em relação ao Projeto de Lei Legislativo 023/2022, que proíbe a distribuição gratuita de sacolas plásticas, inclusive biodegradáveis, a partir de 8 de dezembro na cidade. A proposição, de autoria dos vereadores Renan Sartori (MDB) e Professor Daniel (PT), presidente e vice-presidente da Casa Legislativa, foi aprovada por todos os vereadores na sessão do último dia 1º.
O projeto consiste em ensinar às crianças a educação ambiental desde cedo, por meio da conscientização e atividades práticas. Uma das iniciativas do projeto vem ao encontro da discussão da lei municipal, desenvolvendo sacolas ecológicas de pano com o apoio de empresas parceiras.
A escola contatou estofarias, fábricas de móveis e lojas de decoração para que doassem retalhos e amostras de tecidos com o objetivo de confeccionar as sacolas retornáveis. “As crianças contribuíram com a arte no bolso das sacolas, onde cada uma desenhou em um pedaço de algodão cru o símbolo da nossa cidade, a hortênsia. E o desenho da mão representa a criança, o futuro e o cuidado delas”, explica a diretora Mísia Castilhos Pimel.
Para os vereadores autores da proposta, a iniciativa das professoras Jaqueline, Aline, Catiane e Silvia transcende o debate político e impacta a conscientização por meio da sua base: as crianças. “Para nós é muito gratificante, se isso acontecer de forma prática, tem mais força do que a lei, porque a educação é o instrumento mais poderoso”, declara Daniel. O vereador Renan (MDB) acrescenta que, assim como para toda a cidade, a temática sendo trabalhada em sala de aula impacta mudanças. “É a redução do plástico acontecendo na prática. Só tem a lei porque existe um problema”, conclui o presidente do Legislativo.
Além de empresas locais e profissionais autônomos que doaram os materiais de sobra para o educandário, pais dos alunos colaboraram com tintas de tecido e algodão cru utilizados nas bolsas. Na próxima sexta-feira, dia 19, às 17 horas, a escola organiza a entrega das sacolas ecológicas para as famílias, integrando, mais uma vez, comunidade escolar em prol da discussão sobre o meio ambiente.

Data de publicação: 12/08/2022

Créditos das Fotos: Letícia de Lima