Os vereadores Professor Daniel (PT) e Renan Sartori (MDB) protocolaram na Câmara de Vereadores de Gramado o Projeto de Lei do Legislativo (PLL 029/22). A ideia é homenagear com o Troféu Mérito Gramado a passagem dos 120 anos da cooperativa, que é a primeira cooperativa de crédito da América Latina, fundada em 1902 na Linha Imperial, em Nova Petrópolis.
A agência da Sicredi Pioneira teve sua primeira sede em Gramado no dia 8 de junho de 2001, na Rua Garibaldi, onde permanece até hoje. Em 2018, o bairro da Várzea Grande também ganha uma agência, em frente a Vila Olímpica.
De acordo com os vereadores proponentes, a cooperativa teve um papel fundamental para o desenvolvimento de Gramado, criando linhas de crédito principalmente para chocolateiros e para a indústria do turismo, que são as principais bases da economia da cidade.
A Sicredi também atua no desenvolvimento social, promovendo ações de cidadania e cooperação. Em 2014 firmou uma parceria com o município com o Programa a União faz a Vida, que tem como foco principal formar cidadãos cooperativos. Hoje o programa está em 23 escolas do município. Desde 2015 a cooperativa também incentiva e patrocina projetos em Gramado. Ao todo, são mais de 80 iniciativas que envolvem aproximadamente 60 mil pessoas.
O PLL passa pela análise das Comissões Permanentes nesta quinta-feira, dia 11, e, se aprovado, passa para a votação dos vereadores em plenário.

Data de publicação: 11/08/2022

Créditos das Fotos: Paulo Vargas