A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Gramado desta segunda-feira, dia 23, teve a aprovação de dois Projetos de Lei do Legislativo (PLL) de autoria da vereadora Rosi Ecker Schmitt (Progressistas). O PLL 017/22 institui na cidade um programa de incentivo à implementação de hortas nas escolas municipais, denominado “Horta Escolar”. Segundo a vereadora autora da proposição, a iniciativa visa contribuir para ampliar o acesso dos estudantes a alimentos saudáveis, servindo como incentivo a bons hábitos alimentares. Além disso, trabalhar com a horta é um poderoso recurso pedagógico que estimula o desenvolvimento de habilidades importantes para a formação dos alunos.
“Trata-se de uma atividade em grupo em que todos os alunos constroem e cuidam juntos, o que proporciona cooperação, empatia, responsabilidade, resolução de problemas, inclusão, comunicação, argumentação, paciência, entre outros. A horta na escola é um laboratório vivo, por meio do qual os alunos terão contato direto com os processos da natureza”, justifica Rosi.
Já o PLL 020/2022 institui no município de Gramado a Semana da Enfermagem. A celebração da data inicia no dia 12 de maio, quando é comemorado o Dia Mundial do Enfermeiro, e o fechamento da Semana da Enfermagem é realizado no dia 20 de maio, que também se comemora o Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem. A proposta aponta que o objetivo é, durante esses dias, organizar atividades destinadas aos profissionais de enfermagem, como palestras e discussões que ajudam a potencializar as funções do seu trabalho, além de ações de esclarecimentos para a população.
“Entendo que a inclusão da Semana da Enfermagem no Calendário de Eventos do Município de Gramado trata-se de uma justa homenagem a esses profissionais, que trabalham incansavelmente”, conclui a vereadora Rosi. Ambas as proposições foram aprovadas por unanimidade na sessão desta segunda.

Data de publicação: 23/05/2022

Créditos das Fotos: Letícia Lima