A primeira noite de homenagens da 11ª Semana Legislativa foi marcada por muita emoção e reconhecimento às pessoas que ajudaram a construir a imagem sólida de Gramado. A noite de quarta-feira, 11, contou com a entrega dos títulos de Empresário Destaque para Marta Rossi,  Trabalhador Modelo para a professora Anabela Martins Sartori, Ivo Egídio Michaelsen (in memoriam) como Vereador Emérito e Tamires Tomasini para Desportista Gramadense. Os agraciados receberam placas e certificados como forma de agradecimento da Casa Legislativa pelos relevantes feitos prestados à comunidade.
Sergio Prade, esposo de Marta Rossi, esteve na sessão solene representando a empresária, que não pode comparecer devido à abertura do evento Connection na mesma ocasião. Contudo, Marta enviou uma mensagem e agradeceu a honraria. “É uma homenagem que muito me orgulha, pois valida nosso trabalho até aqui. Receber esse título nos induz a sermos ainda mais criativos em nome de Gramado”, declarou a executiva em mensagem. A distinção foi uma indicação do Gramado, Canela Convention & Visitors Bureau.
A professora Anabela destacou em seu discurso a paixão que sente pela profissão que exerce há mais de três décadas. "Ser professora é a minha essência. Ensinei muito, mas aprendi muito mais. O ambiente escolar é um lugar de muitas trocas, de vivência de momentos únicos. Ser professora é uma tarefa singular", declarou a educadora, indicada pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Gramado.
Na sequência, os vereadores entregaram o título de Vereador Emérito a Ivo Egídio Michaelsen (in memoriam), representado pelo filho e também ex-vereador Everton Michaelsen. Em sua fala, Everton destacou o legado deixado pelo pai, não apenas na política da cidade, atuante em cinco legislaturas, mas também na parte cultural. “Quando falo do meu pai, lembro de uma pessoa séria, que cumpria aquilo que a gente quer dos representantes, principalmente dos políticos”, pontuou Michaelsen. A homenagem foi uma indicação da Mesa Diretora.
Um dos pontos altos da noite foi a entrega do prêmio Desportista Gramadense que, assim como o título de Empresário Destaque, foi destinado pela primeira vez a mulheres. A laçadora Tamires Tomasini evidenciou em sua fala o preconceito e dificuldades enfrentadas por mulheres no meio tradicionalista e destacou a forte atuação das 10 prendas que fazem parte do tiro de laço do CTG Manotaço.
“Um esporte tão masculino, onde nós, mulheres, conseguimos nos destacar tanto em provas femininas, quanto em provas mistas. Já escutamos que mulher não pode usar bombacha, que não pode andar a cavalo, mas, mesmo assim, não baixamos a cabeça e conquistamos nosso espaço nesse esporte que também é cultura e tradição”, declarou a gramadense que, junto da irmã Lilí Tomasini, soma cerca de 700 troféus representando o município. A entrega inédita de Desportista Gramadense foi uma indicação do vereador Rodrigo Paim (MDB).

Data de publicação: 12/05/2022

Créditos das Fotos: Letícia de Lima