Visitas guiadas na Câmara de Vereadores fazem parte do projeto “Plantando um Futuro”

A Câmara de Vereadores recebeu na quarta-feira, dia 20, a EMEF Henrique Bertoluci Sobrinho. A visita guiada faz parte do projeto “Plantando um Futuro”, da Escola do Legislativo Ivo Bezzi, e oportuniza alunos do 4º e 5º ano a conhecerem presencialmente como funciona o trabalho dos vereadores. Na ocasião, as crianças tiveram uma palestra que explicou o funcionamento dos três poderes e a oportunidade de visitar os gabinetes dos parlamentares.
Acompanharam o encontro os vereadores Renan Sartori (MDB) e Professor Daniel (PT), presidente e vice-presidente da Mesa Diretora, respectivamente. “Entendo que esse projeto é muito importante para a aproximação das escolas e dessas crianças que buscam aqui a compreensão e conhecimento sobre os poderes e, principalmente, o papel do Legislativo Municipal”, afirma Renan.
O vereador Professor Daniel destacou a importância dos estudantes acompanharem de perto o trabalho do Legislativo. “É um complemento do que está sendo trabalhado pelos professores no sistema de educação. Essa aprendizagem é prática e acontece no local, conversando com o vereador, entendendo como funciona nosso trabalho, isso também estimula essas crianças a estarem acompanhando o trabalho e elas também podem levar essas informações adiante, estimulando para que mais pessoas possam também participar do processo da democracia e até, quem sabe, como novos vereadores no futuro”, conclui Daniel.
A professora Patrícia Eliana de Paula Vasconcelos enfatiza a iniciativa como um instrumento fundamental de participação cidadã. “É muito importante esse vínculo para saberem em quem votar, para que tenham o entendimento na hora de eleger e conheçam realmente as necessidades do município. Muitos, até eu como professora, não conheciam a Câmara. Esse projeto vai facilitar lá no futuro, a compreensão do sistema político faz muita falta hoje em dia”, diz a educadora.

Para participar
O projeto abrange todas as escolas do município e estará em prática durante o ano todo, quando o educandário trabalha em sua grade curricular o município de Gramado e os três poderes. As escolas podem participar encaminhando um e-mail para a Escola do Legislativo agendando a visita pelo endereço escoladolegislativo@gramado.rs.leg.br.

Data de publicação: 22/04/2022

Créditos das Fotos: Letícia Lima