Presidente e fundador Cledson Pereira falou sobre a existência e as lutas da entidade

Cledson Pereira, presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas (AMA) - Região das Hortênsias, ocupou a Tribuna do Povo na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Gramado desta segunda-feira, dia 5. Em sua fala, disse que fundou a entidade em 2017, motivado por ser pai de um menino autista e perceber a dificuldade dos familiares em lidar com pessoas nesta condição. A AMA, dentre muitas atividades, vem lutando nos últimos anos pelos direitos dos autistas.
“É uma situação complicada em relação a atendimento em saúde, em questão de parques, pois nossa região possui muitos atrativos, mas poucos possuem um atendimento especializado para pessoas com esta condição, e muitas vezes as pessoas tendem a ficar em casa ou deixar os filhos em sua residência por medo deles terem uma crise”, alertou Cledson.
A associação, junto com o poder público, também tenta auxiliar na criação de leis e convênios que facilitam o acesso a medicamentos com valores elevados. Cledson citou terapias que são importantes no tratamento como, por exemplo, a equoterapia, que não teve contrato renovado com a Prefeitura de Gramado e estão sendo retomadas as negociações para construção de um contrato efetivo.
Outro ponto abordado pelo presidente da AMA é a criação de uma carteira de identificação para os autistas. Em conversa com a Câmara de Vereadores já foi feito um esboço de uma lei para sua criação. “É muito importante, parece um detalhe simples, mas que é muito necessário, pois devido o comportamento dos autistas muitas vezes serem só percebidos em momentos de crise, é difícil identificar a condição deles, então a carteira seria um fator para identificar a síndrome para um atendimento prioritário e outras facilidades”, destacou Cledson.
Durante a sessão, os nove parlamentares e servidores da Câmara usaram o laço colorido em alusão à Semana de Conscientização sobre o Autismo e, durante toda a semana, o prédio da Câmara será iluminado de azul.

HOJE TEM MESA REDONDA ON-LINE
Nesta terça-feira, dia 5, haverá uma mesa redonda on-line com diversos temas. A iniciativa contará com informações na área da nutrição, da psicologia e da fonoaudiologia e também abordará o trabalho desenvolvido por entidades como a Apae de Gramado e a própria AMA. Para acompanhar, basta acessar a transmissão ao vivo na página do Facebook ou Youtube da Câmara a partir das 18h30. O material ficará salvo nas redes sociais para quem quiser assistir em outra oportunidade.

Data de publicação: 05/04/2022

Créditos das Fotos: Letícia Lima