Presidente da Amae também ocupará a Tribuna do Povo na sessão da próxima segunda-feira

No próximo dia 29 de março, o Teatro Elisabeth Rosenfeldt, da Câmara de Vereadores, recebe a formatura do projeto “Todos pela Educação”. Na ocasião, serão entregues 54 certificados a alunos que concluíram o Ensino Fundamental e Médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Além da cedência do espaço, a Casa Legislativa também apoiará o evento com os equipamentos de som necessários.
O projeto também será apresentado na Tribuna do Povo na sessão ordinária de segunda-feira, dia 28. O espaço será ocupado por Elisandra Silva Chaves, presidente da Associação Materna de Apoio ao Empreendedorismo (Amae), instituição sem fins lucrativos que executa a iniciativa. De acordo com Elis, o projeto já auxiliou centenas de mulheres, homens e adolescentes da comunidade de Gramado ajudando, principalmente, mães que tiveram filhos na adolescência e não tiveram a oportunidade de terminar os estudos.
“O projeto tem o objetivo de dar apoio e criar perspectivas para mães que se sentiam perdidas no final da licença maternidade, sem a certeza de que retornariam ao mercado de trabalho. E até aquelas que, por necessidade, tiveram que sustentar a família, se sujeitando a subempregos pela falta de escolaridade, assim não tendo condições de dar aos seus filhos o suporte necessário para uma boa educação”, explica a presidente da Amae.
Margarete Machado dos Reis é uma das alunas que receberá o certificado. “Às vezes parece que a gente está sozinha em certas situações, parece que fomos esquecidas pelo mundo, eu me sentia sem ter coragem, sem expectativas, com vergonha por não ter nem o segundo grau completo. Saí cedo de casa, fui trabalhar, deixei os estudos, tive filhos, casei, aí parece que nunca vão te abrir uma porta, isso acaba te minimizando por conta da falta do estudo. O projeto me encheu de esperança, sou muito grata ao Encceja e ao projeto Todos pela Educação”, depõe a aluna. A entrega de certificados será aberta ao público e está marcada para as 19 horas.

Data de publicação: 24/03/2022

Créditos das Fotos: Divulgação