A comunidade compareceu ao Plenário Júlio Floriano Petersen na primeira sessão da Câmara de Vereadores de Gramado após o recesso parlamentar, no início da noite desta segunda-feira, dia 21. Na primeira parte do ato, o prefeito Nestor Tissot falou sobre as ações desenvolvidas pelo Executivo e, na sequência, os vereadores também usaram a palavra.
Outro momento importante da sessão foi a Tribuna do Povo, onde a professora Dorotéia Müller falou sobre a equiparação salarial dos diretores nas escolas municipais e pediu apoio dos vereadores e da comunidade na luta por valorização profissional.
“Qualquer trabalhador recebe por hora trabalhada, nós, no momento que assinamos a convocação para diretores, assumimos o compromisso de efetuar 40 horas semanais e continuamos recebendo o valor de carga horária de concurso. Quem serão os professores que se candidatarão a receber por 25 horas e trabalhar 40? Então pedimos vistas a vocês, que nos auxiliem e que trabalhem junto com o Poder Executivo. Quando se valoriza o diretor de escola, nós estamos valorizando todos os professores”, destacou a educadora.
Próximo encontro
A segunda sessão ordinária de 2022 acontece no próximo dia 7 de março, em virtude do feriadão de Carnaval.

Confira os pedidos dos parlamentares:

> O vereador Rodrigo Paim (MDB) fez um pedido de informação ao executivo municipal, solicitando informações sobre o imóvel público localizado na Rua Costa e Silva, bairro Jardim.

> O vereador Renan Sartori (MDB) fez dois pedidos de informação à Prefeitura, para que sejam prestadas informações sobre o evento Amor Gramado e sobre o contrato de concessão da quadra poliesportiva do Bairro Jardim.

> Os vereadores Professor Daniel (PT), Cícero Altreiter (MDB), Renan Sartori (MDB) e Rodrigo Paim (MDB), efetuaram dois pedidos de informação ao executivo municipal: um sobre o IPTU, e taxas de lixo e lixo verde em 2022, e outro sobre as manutenções realizadas no Parque dos Pinheiros a partir do ano de 2021.

> O vereador Professor Daniel realizou um pedido de informação e um pedido de providências ao executivo. Ele solicita informações sobre o concurso público em Gramado, e pede providências para que realizem a limpeza da ciclovia na estrada do Parque dos Pinheiros.

> O vereador Celso Fioreze (PSDB) realizou dois pedidos de providências à Prefeitura, solicitando manutenção urgente no telhado do ginásio de esportes, em alguns corredores e salas de aula que apresentam goteiras na EMEF Dr. Carlos Nelz - Caic, no bairro Moura. Solicita também o patrolamento na Estrada da Linha Furna e na Linha 15.

> O vereador Neri da Farmácia (Progressistas) fez um pedido de providência ao executivo e duas indicações a Corsan. Ele pede a colocação de bueiros na Rua Angelino Tomazi, na Linha Ávila Baixa. Para a Corsan solicita um estudo de viabilidade para a implantação de rede de água potável na Rua José Inácio Andreis, na Serra Grande, e no final da Avenida do Trabalhador,  no bairro Várzea Grande.

> A vereadora Rosi Ecker Schmitt (Progressistas) realizou quatro indicações e um pedido de informação à Prefeitura. A parlamentar indica para que seja feito um estudo de viabilidade para instalação de dois redutores de velocidade, um antecedendo a entrada ao loteamento Celita, no bairro Várzea Grande, e outro na Rua Vigilante, no bairro Avenida Central. Rosi solicita, ainda, placa sinalizando a entrada e saída de veículos na entrada do loteamento Celita. Por fim, ela pede informação referente a quais providências estão sendo tomadas ao cumprimento da lei de sua autoria sobre a regularização de fios de energia elétrica em Gramado.

> O vereador Joel da Silva Reis (Progressistas) fez dois pedidos de providências e sete indicações ao executivo e à Corsan. As providências são direcionadas para a Secretaria de Trânsito para colocação de faixa de segurança nas ruas Emílio Leobet e na estrada para a Linha 28. Nas suas indicações solicita a colocação de tachões na divisa da estrada da faixa da Linha Ávila Baixa. O vereador também indica a construção de um prédio onde será a sede da Associação de Moradores da Linha Ávila Baixa. Também a ligação entre bueiros na Rua D. Francisca, nº 536, pois foi fechado o antigo caminho de escoamento da água. Solicita à Secretaria de Trânsito a colocação de uma parada de ônibus coberta próximo ao Super Carros. Indica à Secretaria de Meio Ambiente a colocação de um contêiner de lixo na rodovia Walter Bertolucci e na estrada da Linha Ávila Baixa. Por fim, indica à Corsan um estudo para instalação de rede de água potável até a Linha Campestre do Tigre.

Data de publicação: 22/02/2022

Créditos das Fotos: Paulo Vargas