O Teatro Elisabeth Rosenfeld do Poder Legislativo Municipal sediou na noite da terça-feira, dia 23, o primeiro encontro do fórum “Novos rumos do saneamento: Como fica Gramado?”. O evento aconteceu no Teatro Elisabeth Rosenfeld.

Na programação, os palestrantes pontuaram tópicos do novo marco regulatório do saneamento e o atual panorama deste serviço em Gramado. A mediação foi da procuradora-geral da Câmara de Vereadores, Cristiane Bandeira. Acompanhe abaixo o pronunciamento dos participantes.

Segunda noite

Nesta quarta-feira, dia 24, acontecerá a segunda noite do fórum. O mediador será o diretor executivo da Agência Visão, Rafael Carniel. As palestras serão do advogado Aloísio Zimmer (sobre o novo marco regulatório do saneamento); do diretor do DMAE, Alexandre de Freita Garcia (sobre experiências com a municipalização da água e saneamento); e do presidente do Sindiágua, Arilson Wunsh (sobre o processo de privatização da Corsan e o papel do Sindicato).

A participação de toda a comunidade é gratuita. O encontro inicia às 18h30 na Câmara de Gramado. Mais informações em: (54) 3295-7000.

Pronunciamentos

Promotor de Gramado Max Roberto Guazzelli: “Eu trabalho com este tema em Gramado desde 2011, e com certeza é a questão mais difícil que já observei como promotor. Precisamos atentar ao crescimento que só é possível com sustentabilidade. Não podemos hipotecar o futuro de Gramado. O ideal, para se ter ideia, era que tivéssemos 93 km de rede de esgoto cloacal, mas só temos 20. O primeiro mundo não pode ser apenas estético, mas também de infratestrutura”.

Procurador do Estado, Juliano Heinen: “Parabenizo a Câmara de Vereadores pela iniciativa em debater o saneamento. Acredito que Gramado pode superar esta questão nos próximos anos, mas é preciso trabalho e atenção. É necessário que se entendam três eixos distintos: privatização, regionalização e aditivo aos contratos. Fora a Corsan, qual projeto poderia ser melhor? O modelo de licitação não é simples. Não queremos algo no chute, no imprevisível. Precisamos de um plano factível de como fazer, quando e onde”.

Procuradora-geral da Câmara de Vereadores, Cristiane Bandeira: “O eixo do evento é escutar profissionais com experiência na área jurídica ou operacional. Não é uma tarefa simples falar de saneamento, porque é um tema que nos é muito caro, uma vez que nos dá condições adequadas de vida, de meio ambiente, de saúde pública. Devemos observar que o novo marco traz percentuais como prazos bastante audaciosos”.

Presidente do Legislativo, vereador Professor Daniel (PT): “O saneamento é uma das maiores demandas da população, em especial de algumas regiões de Gramado. É um assunto importante porque água é vida, é um bem fundamental para a sobrevivência do ser humano. A proposta do evento é tratar da questão regional, mas do saneamento de forma municipal também. Queremos que a Câmara seja palco dessas decisões importantes”.

Acompanhe pelos links:
1º DIA  https://bit.ly/3OH1bBK