Uma proposta será enviada ao Executivo Municipal sugerindo estudo viabilidade para disponibilizar profissionais da área de psicologia de forma remota e gratuita para atendimento aos profissionais da saúde e pacientes que enfrentaram a Covid-19.

“Estamos vivendo em meio a uma pandemia, o Covid-19 conhecido popularmente como coronavírus, que fez com que ficássemos em quarentena por um longo tempo. Somos sabedores que a restrição do contato entre as pessoas têm causado muitos prejuízos, tanto financeiros, físicos e psicológicos. A pandemia causou uma brusca mudança em nosso cotidiano, uma vez que há necessidade de prevenção à doença se faz através do isolamento e distanciamento entre as pessoas, assim podendo provocar uma série de implicações emocionais e sociais. Tal situação pode atingir de forma mais incisiva os grupos vulnerabilidades, que demandam de maior atenção e medidas concretas de proteção. Sabemos que as ações de prevenção ao Covid-19 e as inúmeras informações, sejam elas notícias falsas ou não, tornam o clima tenso e o confinamento pode gerar intenso sofrimento psíquico, inclusive, muitas pessoas neste período podem desencadear problemas psicológicos como angústia, ansiedade, medo da morte, pânico e ansiedade. Desta forma, solicito que o Poder Executivo Municipal crie um programa de atendimento psicológico à população, de forma remota, em parceria com os profissionais da rede pública municipal e rede privada, bem como, com instituições de ensino para estudantes que estão em fase final do curso de psicologia, possam prestar seu estágio obrigatório atendendo nossa comunidade. Os atendimentos poderão ser realizados de forma digital, em aplicativos, por ligação telefônica e ou teleconferência. Neste momento, é extremamente necessária a criação de canais de apoio, de solidariedade, disponibilizando atendimento para que as pessoas compartilhem suas emoções e que sejam validadas no que sentem. Garantir o atendimento psicológico gratuito é uma forma de manter a saúde mental da população durante este período de pandemia do coronavírus”, destacou o vereador Rafael Ronsoni, autor da proposta.

Data de publicação: 15/09/2020

Créditos: Lucinéia Menezes