Saúde é sempre prioridade, nos dias atuais o tema ganhou ainda mais destaque e na manhã de hoje (19), em ato oficial, foi entregue ao Hospital Arcanjo São Miguel, dois equipamentos oriundos de emendas impositivas da Câmara Municipal.

Hospital recebe equipamentos de emenda parlamentar

Os equipamentos adquiridos, uma máquina de hemodiálise e uma de osmose reversa serão alocados na Unidade de Tratamento Intensivo – UTI do Hospital e poderão atender pacientes com problemas renais em estado agudo. O aparelho de osmose reserva filtra a água e a máquina de hemodiálise realiza a diálise. O investimento nos equipamentos foi de aproximadamente R$ 110 mil, advindo das emendas impositivas de 2019. A máquina que era utilizada pelo Hospital até então para o tratamento na UTI tinha aproximadamente 20 anos.

“Com esses novos equipamentos poderemos ofertar a comunidade um tratamento mais qualificado, pois entendemos que o dinheiro público, de impostos pagos deve ser investido especialmente na área de saúde, assim revertendo novamente a quem de direito, a população de Gramado”, disse o vereador Dr. Ubiratã (Progressistas), autor da emenda impositiva que destinou o recurso para essa aquisição específica.

O vereador Luia Barbacovi (Progressistas) que idealizou o processo de emendas impositivas e apresentou a Câmara de Gramado, bem como ao Executivo ressaltou a importância desses repasses. “É fundamental o Vereador que está no contato direto com a comunidade poder fazer destinações específicas, aqui está uma demonstração clara disso. Parabéns Dr. Ubiratã pela preocupação com a saúde da comunidade de Gramado”, destacou.

A nefrologista, Dra. Claudia Castilho acompanhou a entrega e destacou a importância dos equipamentos. “Quero agradecer ao Vereador pelo repasse, com certeza os aparelhos serão muito úteis, pois nos darão maior eficiência no tratamento, até por serem mais modernos, o que gera segurança e efetividade no atendimento do paciente”, disse.

O Dr. Fernando Zanon, responsável técnico da UTI ressaltou que os equipamentos podem auxiliar até na questão do COVID – 19. “Temos casos registrados de necessidade de uso desses equipamentos no tratamento de pacientes acometidos pelo coronavírus, pois o vírus pode causar um quadro de insuficiência renal, assim sendo, os dois novos aparelhos com certeza farão a diferença no caso de necessidade para esse fim”, finalizou.

O diretor do Hospital, Márcio Slaviero também agradeceu o repasse do vereador Dr. Ubiratã. “Temos que agradecer muito, pois quando o Hospital é beneficiado com algum repasse a comunidade também o é. A Câmara tem olhado com muito carinho para essa entidade, auxiliando nessa estruturação o que é motivo de alegria a nós gestores dessa unidade de saúde”, falou.

O diretor clínico da Casa de Saúde, Márcio Muller enfatizou que temos que tirar sempre algo positivo de tanta coisa negativa trazida pelo COVID – 19. “Esse processo de melhoria da estrutura do hospital que iniciou há 50 dias já mostra resultados positivos, tenho certeza que sairemos, como entidade de Saúde, no quesito estrutura, melhores desse processo do que entramos”, ressaltou.

O prefeito João Alfredo de Castilhos Bertolucci finalizou os pronunciamentos destacando o trabalho do vereador Dr. Ubiratã. “O Executivo tem verificado o seu olhar positivo em prol do hospital, o que demonstra sua preocupação com a saúde de nossa comunidade, assim só temos que agradecer”, disse.

COVID - 19

Obviamente não se pode deixar de falar sobre o COVID – 19. O diretor da entidade de saúde, Slaviero apresentou alguns números e informações importantes.

“O hospital está bem estruturado na questão do coronavírus. Estamos com os 10 leitos de UTI muito bem equipados, temos uma unidade de isolamento com 8 leitos completos, estamos pleiteando mais 8 leitos para a UTI, de forma provisória, o que deve ser autorizado nos próximos 20 dias. Dentro do Plano de Contingência Interno do Hospital em um cenário extremamente crítico teremos a utilização de mais 12 leitos da sala de recuperação, assim tendo 30 leitos intensivos para manejo, o que é dado de hospital Escola, desconheço no país outra cidade que tenha 38 mil habitantes que tenha tal estrutura de saúde. Nós preparamos o hospital para o pior, mas esperamos o melhor”, destacou Slaviero.

Ele também destacou a importância do auxílio dos Poderes Públicos de Gramado, da comunidade, pois até hoje o Hospital não recebeu equipamentos do governo Federal e Estadual.

What do you want to do ?
New mail

Data de publicação: 19/05/2020