Uma análise foi feita pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente - SMMA, após solicitação da Câmara Municipal, no que se refere às águas do Arroio Piratini, que origina a Cascata dos Narcisos, no bairro Piratini.

Análise confirma melhoria na qualidade da água no Arroio Piratini

A equipe técnica da Secretaria fez a vistoria no dia 24 de abril e comparou com a coleta feita em 09 de janeiro deste ano. Após utilizar critérios técnicos adequados, foi apresentada a conclusão, onde consta que, após as análises físico-químicas, em alguns pontos do curso hídrico, comparando com a análise anterior, constatou-se que houve uma melhora na qualidade da água nos pontos vistoriados.

Segundo a análise enviada a Câmara, em resposta a pedido formulado pelo vereador Luia Barbacovi (Progressistas), esta melhoria está intimamente associada à diminuição da geração de efluentes líquidos e consequente diminuição da vazão diária de disposição dos mesmos no Arroio devido à redução do funcionamento das atividades comerciais, industriais e de serviços, ocasionados pela pandemia Covid-19.

Para o vereador, o trabalho feito pela SMMA mostra que temos condições de diminuir ou terminar com a poluição daquele Arroio, que trás tantos transtornos à comunidade do entorno.

“Mesmo mostrando que existem alguns problemas de canalização quebrada e alguns pontos residenciais liberados direto no Arroio, observa-se que pode ser efetuado um trabalho junto à região mais alta da cidade, com mecanismos de direcionar o esgoto cloacal de forma adequada, evitando assim tantos transtornos em termos de saneamento”, destacou o vereador Luia Barbacovi.

Luia vai encaminhar os documentos relativos ao seu pedido, ofício e análises apresentadas pela Secretaria de Meio Ambiente à Câmara, para o Movimento Ambientalista da Região das Hortênsias – MARH e ao Ministério Público Municipal, pois estes estão atuando para solucionar questões da área ambiental. “Acho importante que esses órgãos também acompanhem esse processo, pois o trabalho realizado pelos técnicos da SMMA tem toda a credibilidade e informações importantes”, finalizou.

Data de publicação: 15/05/2020