As eleições 2020 estão chegando e você eleitor, que não votou e não justificou o seu voto nas três últimas eleições deve comparecer ao cartório

Para eleger o novo prefeito e os novos vereadores de Gramado, o eleitor deve estar em dia com a Justiça Eleitoral. Quem não votou e não justificou sua ausência nas três últimas eleições, deve procurar o cartório eleitoral do município, em Gramado, que fica junto ao Fórum, e regularizar a sua situação, para que no dia 04 de outubro, o cidadão possa exercer sua democracia tranquilamente.

O prazo final para regularização é 06 de maio, quarta-feira, portanto, daqui dois meses. Se você tem alguma dúvida quando a regularidade do seu documento, deve fazer uma rápida e simples pesquisa no Portal do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, na opção serviços ao eleitor. É imprescindível que o votante não deixe para a última hora, evitando filas, pois à normalização do título é feita apenas pessoalmente.

A eleição 2020 está marcada para o primeiro domingo de outubro (04). Em Gramado cerca de 32mil eleitores ,segundo dados do cartório eleitoral, irão às urnas neste dia.

Dia 06 de maio também é a data-limite para que os jovens que irão exercer a democracia pela primeira vez, façam o seu documento.

Já a partir do dia 07 de maio até o final das eleições o Cadastro Eleitoral estará fechado, período este que nenhuma modificação poderá ser efetuada. Nesse período só será permitida a emissão da segunda via do título. Esse prazo é importante para a Justiça Eleitoral, pois a partir dele, ela terá um retrato do eleitorado que participará do pleito.

Cancelamento é quando o eleitor deixa de justificar a ausência às urnas por três eleições seguidas. Importante ressaltar que cada turno de pleito é considerado uma eleição diferente.

A biometria ainda não é uma regra no município de Gramado, ela passará a ser válida a partir de 2022, ano em que ocorre a eleição presidencial, mas os interessados em realizá-la podem procurar o Cartório Eleitoral.

Consequências para quem tiver o título cancelado

A regularização do título afeta inúmeras coisas na vida do eleitor como: obtenção de empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo; inscrição em concurso público, investidura e posse em cargo ou função pública; renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e prática de qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou Imposto de Renda, entre outros.

Data de publicação: 11/03/2020

Créditos: Théo Reis Machado