Em dois pedidos de providências que serão enviados para a Prefeitura nesta semana foram solicitadas a manutenção de árvore de uma praça e a colocação de passeio público.

Solicitada a manutenção de árvore da Praça das Bandeiras e colocação de passeio público nas Ruas Francisco Comiotto e Luiz Prass

A manutenção e a revitalização solicitadas são para o carvalho que está localizado na Praça Leopoldo Rosenfeld, Rótula das Bandeiras. “Justifica-se tal proposição, pois observa-se que o carvalho secular, a maior árvore da cidade, tombado pelo Patrimônio Histórico em 1998 está atualmente secando. Seu tronco e suas folhas estão secas, prejudicando a vida útil do mesmo. Em pleno verão, o carvalho perdeu quase todas as suas folhas. É necessária uma manutenção e revitalização urgente da espécie que ali se encontra, a qual deve ser realizada após um estudo para ver quais medidas necessárias devem ser tomadas.  Sabe-se que após a implementação da Lei nº 3735/2019 (Programa Adote uma Praça), pessoas físicas ou jurídicas podem apoiar o poder público na revitalização, conservação, manutenção, zeladoria, melhoria e fiscalização de praças, logradouros e equipamentos públicos. Tem-se conhecimento que a praça em questão, Praça Leopoldo Rosenfeld, foi adotada pela empresa Nazale, mediante contrato administrativo com o Executivo Municipal, onde a mesma fica encarregada da sua conservação e manutenção. Sendo assim, o estudo e a manutenção e revitalização é de encargo da mesma, que deve ser notificada”, explicou o vereador Dr. Ubiratã (Progressistas), autor da proposta.

O outro pedido requer a colocação de passeio público (calçamento) ao longo das Ruas Francisco Comiotto e Luiz Prass, no Bairro Floresta. “Esse pedido partiu da comunidade local e dos pedestres que ali transitam diariamente, os quais alegam que tais vias não possuem calçamento, o que acarreta que tenham que se utilizar da rua para seu deslocamento, causando assim, diversas situações de iminente perigo. Moradores e pedestres afirmam que o trânsito no local é muito intenso e em diversas ocasiões, devido aos pedestres precisarem utilizar-se da via para transitarem, quase geraram acidentes de trânsito graves e fatídicos”, destacou Dr. Ubiratã.

Data de publicação: 18/02/2020