Doces Masotti receberá Moção pelos 70 anos

O vereador Luia Barbacovi (Progressistas), no intuito de comemorar os 70 anos de atividades dos Doces de Frutas Masotti, propôs Moção de Aplausos à empresa. A entrega da honraria se dará na sessão solene que acontece dia 22 de novembro, às 19h, na sede do Legislativo Municipal.

“A homenagem demonstra o reconhecimento da Câmara Municipal aos 70 anos dos Doces de Frutas Masotti”, destacou o Vereador.

Histórico

No final de 1937, Irineo Masotti natural de Caxias do Sul, estabeleceu-se, juntamente com sua família, na localidade de Linha Bonita, município de Gramado. Num local de difícil acesso, pois só possuía pequenas trilhas que levavam a Estrada da Linha Bonita e uma outra pelo Mato Queimado, passando por onde está localizado hoje o Golf Clube, por terras que pertenciam aos seus irmãos.

Trabalhando como agricultor, juntamente com a esposa Dalalice Salvador Masotti, plantava trigo, milho e outros produtos para sustento e também, figos, pois sabia que na cidade tinha uma fábrica de doces de frutas, como figada e marmelada, e Gramado já despertava para o turismo.

Melhorou o acesso à sua terra e continuou fornecendo seus figos para a fábrica e também para os hotéis. Com o aumento da sua produção de figos, a fábrica não conseguia absorver tudo. Então Irineo começou a idealizar sua própria fábrica e passou a incentivar os agricultores da região para o plantio de frutas. Assim em 24 de janeiro de 1949 solicitou o registro na Secretaria Estadual de Saúde, para produzir figada, pessegada e marmelada, já com a denominação de Doces de Frutas Masotti.

Inicialmente, a produção era feita direta em tachos de cobre, sobre fogo e as pás eram movidas com motor à gasolina.

Em 1953 foi instalada a primeira caldeira a vapor e também tachos de cozimento a vapor, movidos à eletricidade, produzida por gerador.

Alguns anos depois foi conseguida a licença para a construção de uma estrada (atual Irineo Masotti). Em 1958, a empresa conseguiu seu primeiro veículo, uma caminhonete Chevrolet 1951.

Em 1971 chegou à Rede Elétrica, fornecida pela CEEE. Assim foram instalados novos equipamentos, mais modernos e a produção aumentada, passando a atender todo o Estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e outras regiões brasileiras.

Nestes anos, a empresa passou por vários momentos de alternâncias, principalmente em função da economia do país.

Após 60 anos comandados pela família de Irineo e Dalalice, a marca Masotti foi adquirida pela empresa que tem à frente o Sr. Rafael Ronsoni.

Irineo e Dalalice Masotti tiveram 8 filhos. Diva, Elicio, Lirio, Iris, Rele, Remi, Marlene e Maria Helena. Todos trabalharam na empresa, alguns até 2009.

Data de publicação: 11/11/2019