Solenidade apresenta a projetos relevantes na educação

Troféu Professor Legislativo é entregue

Solenidade apresenta a projetos relevantes na educação

 

Ensinar é algo que envolve vários sentimentos, mas, que unanimemente o objetivo primordial está fundamentado no compromisso de ajudar ao próximo a compreender o mundo ao seu redor, e assim perceber que pode a cada dia ser melhor.

Uma das missões do Professor é colaborar para o desenvolvimento de cidadãos com mais consciência, autonomia, responsabilidade social e pr

otagonismo. Para tanto é necessário fugir da metodologia somente expositiva, é importante que o estudante seja levado a pensar, a questionar e a trabalhar em favor do coletivo.

Assim sendo, a Câmara Municipal promove anualmente, a partir de 2019, o concurso Professor Destaque, que visa reconhecer, divulgar e homenagear o trabalho de professores da rede pública ou privada do município de Gramado, que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula, integrando o fortalecimento da cidadania dentro de suas áreas de conhecimento.

A noite de sexta-feira (18) foi especial, pois foram entregues os troféus da primeira edição. Para dar brilho a noite festiva a Sessão Solene contou com a participação dos músicos Pedro Aquino, que entoou o Hino Nacional, de Evandro Martins que apresentou a canção de Ary Barroso, Aquarela do Brasil e de Johanna Martins que brindou o momento com a canção de Toquinho, O Caderno.

Nessa primeira edição foram protocolados 14 projetos sendo eles, cinco na categoria Educação Infantil, cinco na categoria Ensino Fundamental I, três na categoria Ensino Fundamental II e um na categoria Ensino Médio. Cabe salientar que dois projetos não foram avaliados, pois ainda não estavam conclusos, estes pertenciam às categorias de Ensino Fundamental I e Ensino Médio.

Vencedores:

Categoria Educação Infantil:

1º lugar - “Pequenos Cientistas” com autoria da prof. Sandra Mara Soares;

O Projeto - Projeto desenvolvido de maio a agosto/2019, com o objetivo de promover nas crianças o conhecimento científico natural, despertando a curiosidade e o espírito investigativo de forma lúdica e prazerosa, além de estimular o respeito à natureza e ao próximo, utilizando uma linguagem acessível. O projeto foi realizado com alunos do maternal 1 da Escola Municipal de Educação Infantil Algodão Doce.

 

2º lugar - “Era uma Vez as variadas formas de descobertas da leitura para bebês e pais, com autoria da Prof. Daniele Liedke Birck;

O Projeto - Projeto desenvolvido em 2018, com o objetivo de criar condições para refletir e entender as leituras, como fonte de prazer e conhecimento a partir da mobilização da professora em busca de materiais teóricos e práticos, introduzindo material escolhido para a “Sacola da Leitura”, textos informativos para pais, escolha de livros para os bebês, iniciando a sensibilização das crianças pelo gosto da leitura ampliando a linguagem gestual, oral, apropriando-se de diferentes estratégias de comunicação. O projeto foi desenvolvido com alunos do berçário 1 da Escola Municipal de Educação Infantil Dr. Carlos Nelz – CAIC

 

3º lugar - “Alimentação Saudável” com autoria da Prof. Norma Johana Kasper Bernardes.

O Projeto – Projeto desenvolvido em agosto de 2018, com o objetivo de oportunizar a melhora na alimentação dos alunos que estão iniciando o processo escolar, visto que a cultura alimentar da grande maioria dos educandos é baseada em alimentos líquidos e que para o desenvolvimento dos mesmos, é necessária a introdução de novos nutrientes que são encontrados em diferentes alimentos. O projeto foi desenvolvido com alunos do berçário 1 da Escola Municipal de Educação Infantil Julita Tissot I.

Categoria Ensino Fundamental I:

1º lugar - “Alimentação Saudável x obesidade infantil”, com autoria da Prof. Márcia Fabiana Bianchi Marques;

O Projeto - Projeto desenvolvido de junho a agosto/2019, com o objetivo de alertar sobre a importância de bons hábitos alimentares como promoção da saúde e bem-estar físico e emocional. O projeto foi realizado de forma interdisciplinar nas disciplinas de português, matemática, ciências, história, geografia e turismo. Foi desenvolvido com alunos do 5° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas.

2º lugar - “Poesia de Cordel Cantos e Encantos”, com autoria da Prof. Ieda Mª Siqueira Gonçalves;

O Projeto - Projeto desenvolvido em agosto de 2019, com o objetivo de destacar a importância de trabalhar a leitura, escrita, expressividade dos alunos, proporcionando aos mesmos apreciar e valorizar o texto de cordel como manifestação popular, bem como, desenvolver a oralidade, a desinibição em público dos alunos do 4° ano. O projeto foi realizado de forma interdisciplinar entre as disciplinas de português, história, geografia, artes e religião. Foram utilizadas técnicas de xilogravura como característica de ilustração de cordel, exaltando sobre tudo a importância de promover momentos de trocas culturais. O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Carlos Nelz – CAIC.

3º lugar - “Leitura uma fonte infinita para o saber”, com autoria das Prof. Elisiane de Jesus Ferreira e Margarete Ortiz da Silva Zilli;

O Projeto - Projeto desenvolvido de abril a julho/2019, com o objetivo de despertar o prazer pela leitura, estimulando a ampliação do repertório cultural e literário bem como o aprimoramento da criatividade e da comunicação. O projeto favoreceu a articulação tarefas nas áreas de língua portuguesa, ciências, história e artes. Foi desenvolvido com os alunos do 2° ano B e 3° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima.

Categoria Ensino Fundamental II:

1º lugar – “Handmade – pequenos empreendedores” com autoria dos Prof. Márcia Borowski dos Santos e Paulo Leandro dos Santos;

O Projeto - Projeto desenvolvido de fevereiro a agosto/2019, com o objetivo de aproximar os alunos dos oitavos anos a realidade, através de uma prática empreendedora, tendo como base, inicialmente, conhecimentos de língua inglesa e matemática. Ao decorrer das atividades com a adesão de outros professores o projeto tornou-se multidisciplinar, abordando conteúdos obrigatórios das matérias de língua inglesa, matemática, ciências e artes. O projeto oportunizou aos alunos através de práticas e ideias empreendedoras, a criação de produtos comercializáveis, os quais foram apresentados na Feira de Produtos Estudantis nas dependências da escola. Por fim, grande parte do valor arrecadado na feira, foi destinado a uma aluna da pré-escola, que está em tratamento de câncer. O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Salgado Filho. 

 

2º lugar – “Educação Fiscal com percepção na educação financeira”, com autoria das Prof. Josieli Benetti Spannemberg e Luana Kuister Xavier;

O Projeto – Projeto desenvolvido de maio a agosto/2019, com o objetivo de oportunizar aos educandos a possibilidade de conhecer os diferentes tipos de impostos, o seu conceito, arrecadação e destino, a fim de que tornem se cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres. O projeto foi desenvolvido com alunos de 8° ano na matéria de língua portuguesa e matemática. Na língua portuguesa foi desenvolvido no conteúdo de anúncios publicitários, onde foi planejado trabalhar o assunto como forma de divulgação dos conceitos e características específicas de determinados impostos, afim de orientar e conscientizar os educandos e seus familiares. Na matemática, foi abordado as técnicas para realização dos cálculos e análise dos percentuais. O Projeto foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino fundamental Nossa Senhora de Fátima.   

 

3º lugar – “Cine inclusão, uma oportunidade para discutir as diferenças”, com autoria da Prof. Elize de Matos Souto;

O Projeto - Projeto desenvolvido entre o período de abril a dezembro/2018, com o objetivo de promover um espaço de discussão e conscientização sobre questões referente a diversidade humana. O projeto adotou como recurso principal produções cinematográficas para problematizar a temática, a fim de desenvolver nos estudantes e nos professores o senso de cidadania. Foi desenvolvido com turmas de 5° a 9° ano Escola Municipal de Ensino Fundamental Henrique Bertoluci Sobrinho.

Data de publicação: 21/10/2019

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