Corrida pela Vida recebe Moção de Aplausos

Foi entregue na noite de hoje (09), a Moção de Aplausos pela passagem dos 22 anos de mobilização da Corrida pela Vida de Gramado. A proposta da homenagem ao evento foi da vereadora Rosi Ecker Schmitt (Progressistas), e contou com aprovação unânime da Casa.

Relato histórico:

A Corrida pela Vida Gramado acontece desde 1998, a mobilização iniciou após o filho de Fabio Bartoluci, o Fabricio ser diagnosticado com câncer aos 10 anos de idade. Referência do tratamento, a família buscou apoio ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde também conheceu o trabalho do Instituto do Câncer Infantil (ICI). Fabricio foi acompanhado pelo Dr. Algemir Brunetto, médico Oncologista Pediátrico, fundador do ICI e ainda hoje presidente da Instituição.

A doença do filho gerou a motivação de fazer algo por pessoas que enfrentavam a mesma situação, nascendo assim a Corrida pela Vida de Gramado. Viram na iniciativa uma oportunidade de mobilizar a sociedade e de chamar atenção para o diagnóstico precoce da doença, além de arrecadar recursos para projetos do Instituto. Com a dedicação de Fabio e apoio da comunidade gramadense, a Corrida tem crescido a cada ano.

Na primeira Corrida Pela Vida de Gramado, a caminhada reuniu cerca de 100 pessoas, mas a partir da segunda entrou para o Calendário de eventos da Prefeitura e se tornou um dos principais eventos da cidade em prol de uma causa. Hoje o evento reuni mais de 2.000 participantes com mais de 10 equipes na caminhada na caminhada de conscientização, entre voluntários, diretoria e equipe do ICI, pacientes e familiares, parceiros, patrocinadores, apoiadores e toda à comunidade de Gramado. Além dos 10 maratonistas que correm revezando de Porto Alegre à Gramado.

Até o ano de 2010 era uma caminhada nas ruas do Centro de Gramado e a partir de 2011, o evento teve um formato totalmente reformulado, passando a ser uma jornada de gratidão. Realizada em duas etapas, o evento inicia em Porto Alegre, quando uma tocha simbólica é acesa por pacientes na Sede da Instituição e conduzida por atletas em um percurso de 140 km até Gramado. Com a chegada dos maratonistas a Serra no dia seguinte, a comunidade se reúne na Expogramado onde é realizada a segunda etapa, uma caminhada de conscientização do câncer infantojuvenil. Em 2019 o evento completará 22 edições.

Data de publicação: 09/09/2019